Publicidade
Cotidiano
Eleições 2018

Convenções partidárias começam nesta sexta (20) no AM; PSOL e PTB saem na frente

Período de oficialização de candidaturas e alianças por partidos políticos inicia hoje e se estende até o dia 5 de agosto. Nesta sexta-feira (20) PSOL reúne filiados, e na segunda-feira (23) é a vez do PTB 20/07/2018 às 11:18 - Atualizado em 20/07/2018 às 11:19
Show eleicoes 2018
Nas convenções partidárias, filiados, militantes e correligionários se reúnem para o anúncio oficial de candidatos (Foto: Reprodução/Internet)
Larissa Cavalcante Manaus (AM)

As convenções partidárias para as eleições de 2018 começam hoje e vão até 5 de agosto. Este é o período que os partidos políticos oficializam seus candidatos e firmam alianças locais e nacionais para corrida eleitoral. As convenções e o registro de candidatura, que se encerra  no dia 15 de agosto, são as principais fases iniciais do jogo eleitoral.

O partido que sai na frente é o PSOL que realiza reunião nesta sexta-feira (20), às 18h, na sede social do São Raimundo Esporte Clube, no bairro homônimo. O partido irá apresentar Nindberg Santos, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e Ilzanete Campos como pré-candidatos ao governo do Estado, além de chapa com 48 pré-candidatos a deputado estadual e, 16 para federal.

Na próxima segunda-feira, 23, o PTB, liderado pelo vereador Reizo Castelo Branco, agendou convenção, às 10h, nas dependências do hotel Da Vinci, no Adrianópolis.

Cinco dias depois, no dia 28, é a vez dos partidos PSC e PRTB realizarem convenção, às 9h, no Almirante, no Santo Antônio.  Segundo o presidente estadual do PSC, jornalista Wilson Lima, a legenda fechou aliança com o PRTB e conversa com o PMN, Rede, PSL e o PSDC. “Ainda vamos ter uma rodada de conversa com os candidatos e vai depender das alianças que fecharmos nos próximos dias”, disse Lima.

No mesmo dia, a Rede Sustentabilidade apresentará os pré-candidatos ao pleito deste ano no auditório João Bosco, às 8h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Conforme o porta-voz da Rede, Erick Nogueira, na convenção será apresentado um pré-candidato ao Senado, 24 a deputado estadual e oito a federal. 

A reunião do PT será no dia 1º de agosto, com horário e local a definir. De acordo com o presidente estadual da sigla, deputado Sinésio Campos, no próximo dia 29, 300 delegados irão reunir para definir candidatura própria, as chapas proporcionais e coligações. 

“Nenhum partido está fora. Estamos discutindo política de aliança com foco em programas de governo. Até o dia final das convenções, os partidos e lideranças irão gastar muita saliva e depois do dia 5 de agosto é sola de sapato”, avalia Campos.

No dia 3, é a vez do PMN realizar a reunião partidária. O  presidente do diretório municipal, Sirlan Cohen, informou que a legenda irá apresentar candidatura majoritária ao Senado, chapa para deputado estadual e 4 nomes para federal. “No entanto a convenção nacional agora no dia 21 em Brasília é que vai definir a  coligação”, disse. 

A convenção do DEM está marcada para o próximo dia 31, na casa de festas Terra Brasil, no novo Aleixo, segundo o presidente estadual do DEM, deputado Pauderney Avelino.

O presidente estadual do PP, Francisco Garcia, afirmou que o diretório estadual irá se reunir após a convenção nacional da sigla agendada para o dia 2 de agosto, em Brasília. “Está previsto para o dia 4 ou 5, mas o grupo ainda vai definir”, disse Garcia.

Última hora

A maioria das legendas preferiu deixar para realizar suas convenções nos dois últimos dias do prazo: 4 e 5 de agosto.

Dia 4 é a data da convenção do PSD, com horário e local a definir, que tem o senador Omar Aziz como pré-candidato ao governo do Estado. Na reunião, o PRB, do deputado federal Silas Câmara, irá oficializar aliança com o PSD.

No mesmo dia, acontece a reunião do PSB, segundo o presidente de honra do partido, deputado Serafim Corrêa. A sigla tem como pré-candidato ao Executivo o presidente da ALE-AM, David Almeida.
 
No dia 5, o PDT realiza reunião, às 9h, na sede do partido, no Aleixo. A pré-candidatura à reeleição do governador Amazonino Mendes não é reconhecida pelo diretório da sigla. A legenda, em comunicado divulgado à imprensa, reconhece como pré-candidatos ao governo os militantes Carlos Fernandes e Madalena Silva.

O PCdoB também realiza a convenção partidária no dia 5, às 9h, na sede do partido, no bairro Aparecida. O presidente estadual da sigla, Eron Bezerra, contou que a reunião irá oficializar a pré-candidatura a senadora Vanessa Grazziotin à reeleição e uma chapa própria com 48 nomes para deputado estadual e seis para federal.

No mesmo dia, o Podemos realiza convenção que irá oficializar a aliança com o PSB. O PR deixou para realizar a reunião no dia 05, às 10h, na sede do partido, no Adrianópolis. A convenção do PHS está prevista para o dia 5, ainda sem horário e local definido.

A reportagem procurou os diretórios e assessorias do MDB, PSDB e PSL que informaram que ainda não há definição para as convenções partidárias das siglas.

Calendário

Hoje (20) inicia o prazo para requerimento de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral. De 16 de agosto a 5 a outubro é o período da propaganda eleitoral nas ruas e na Internet. No dia 17 de setembro, é a data de julgamento de todos os pedidos de registro de candidatura, segundo calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Publicidade
Publicidade