Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020
PREOCUPAÇÃO

Coronavírus: especialistas explicam o vírus e falam dos cuidados necessários

Dados divulgados no domingo (26) mostram que o número de contaminações já ultrapassa 2 mil em todo o mundo



download_BBB9E023-1DEB-48C6-82C4-131C2E5A2A66.jpg Foto: Benoit Tessier/Reuters
27/01/2020 às 08:34

Mesmo sem casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) já deu algumas orientações aos órgãos de saúde de cada Estado sobre as doenças respiratórias causadas pelo coronavírus. No Amazonas, as Secretarias de Estado (Susam) e Municipal (Semsa) de Saúde já estão preparando uma nota técnica com as orientações que devem ser tomadas nas unidades de saúde. 

A preocupação se dá em função da doença, que teve seus primeiros casos confirmados na China, já esta se espalhando por outros países no mundo. No Estado, especialistas divergem quanto a preocupação, explicam o que é o vírus e falam dos cuidados necessários caso o vírus comece a circular no Brasil.  



O infectologista Antônio Magela explica que o coronavírus é um vírus chamado pelos especialistas de emergente, que apareceu agora, com sistemas preventivos semelhantes a outros vírus da gripe.

“Na realidade, é um vírus respiratório que as medidas de contenção, de prevenção e cuidado, são praticamente as mesmas do programa de contenção da gripe, que já é feito. Nós não temos ainda exames específicos para diagnosticar o coronavírus, assim como temos para verificar o vírus da gripe, mas as doenças são semelhantes, assim como os mecanimsos de prevenção. Então tudo o que a pessoa faz para se prevenir da gripe, tem que fazer também para se proteger desse vírus”.  

Ele fala que é preciso cuidado mesmo os casos estando restritos em algumas regiões e como esta se espalhando rapidamente a situação é preocupante e merece atenção.

“A definição de casos suspeitos, feita pelo ministério da saúde, esta fundamentada na relação da pessoa com a China. Tanto que o diagnostico esta sendo feito por exclusão, de acordo com o histórico do paciente e exclusão de outros vírus respiratórios. Temos que esta  preocupados sim, mas como nesse período já estamos em alerta da  inlfuenza, onde inclusive estamos em um período sazonal no estado, com muitos casos de gripe, estamos atentos com os outros vírus respiratórios. As medidas de atenção com relação ao coronavírus se estendem aos outros vírus e já entramos nessa questão e atenção”, disse Magela. 

Já o infectologista Silvio Fragoso disse que não é preciso preocupação, por enquanto e explica o que de fato é a doença.

“No momento nossa população não deve se preocupar, uma vez que não temos casos no Brasil, nem na América do Sul. O coronavírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa através do ar (secreções eliminadas por pessoas doentes, principalmente durante a tosse) o que pode causar desde um resfriado comum, até uma síndrome respiratória grave. Por isso o paciente deve ter atenção e procurar logo um médico”, falou o especialista. 

Além dos médicos, alguns amazonenses, que tinham viagem marcada para fora do Brasil, falaram sobre a preocupação de ir em locais aglomerados em países onde já se tem casos confirmados da doença. 

A fisioterapeuta Laryssa Riker viajou de férias com a família para os Estados Unidos nesse final de semana. Eles já estavam coma viagem programada e não pensara em cancelar o passeio quando souberam de relatos da doença no local.

“É um pouco preocupante sim, já que para a onde a gente vai tem uma movimentação muito grande de turistas. Mas, pelo que nós ouvimos no jornal, o local que já teve casos foi em Atlanda. Nós vamos para Miame e Orlando, por lá não se sabe se tem. A gente fica com um pouco de receio. Assim como ela pode chegar no Brasil, pode chegar em qualquer lugar. Então, receio a gente tem um pouco, mas não pensamos e cancelar a viagem por conta disso", explica.

News 67871831 2375776725837034 8549020935401766912 n b8a48296 b506 45ea 8ef1 41a701c3e456
Repórter de Cidades
Formada em 2010 pela Uninorte, é pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais pela Faculdade Boas Novas. Repórter de Cidades em A Crítica desde 2018.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.