Desde o início do mês, está sendo distribuído álcool em gel para as visitas, palestras de conscientização sobre a gravidade da doença, além de ter sido reforçado o sistema de higiene e limpeza das unidades
(Foto: Arquivo/A Crítica)
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) já está tomando medidas preventivas contra o coronavírus nas unidades prisionais da capital e do interior do Amazonas. Desde o início do mês, está sendo distribuído álcool em gel para as visitas, palestras de conscientização sobre a gravidade da doença, além de ter sido reforçado o sistema de higiene e limpeza das unidades.
A medida, de acordo com a administração da Seap, visa prevenir a massa carcerária de possíveis contágios do coronavírus. Até hoje (12), ainda não havia nenhuma previsão para suspender as visitas, já que no estado ainda não foi registrado nenhum caso de Covid-19.
As visitas, que geralmente são feitas duas vezes por semana, vão continuar acontecendo. A população carcerária no Amazonas é de 6.924 pessoas, sendo 5.230 na capital e 1.694 no interior. Estes estão distribuídos em 15 unidades prisionais, sendo sete em Manaus e oito no interior.
Por conta do coronavíirus, há estados que já suspenderam as visitas a presos, entre eles o Distrito Federal e Minas Gerais. O objetivo é evitar a contaminação e manter a saúde dos internos e dos funcionários. A suspensão nesses estados deverá durar pelo menos um mês.