Publicidade
Cotidiano
AMOR AO PRÓXIMO

Corporação realiza sonho de menino do AM que quer ser bombeiro e tem tumor cerebral

Usando os procedimentos de segurança padrão, Lucas Vasconcelos da Cruz, 6, subiu em andar de prédio usando a plataforma do Corpo de Bombeiros e fez um passeio na viatura com as sirenes ligadas 01/11/2018 às 18:21 - Atualizado em 01/11/2018 às 18:23
Show menino 985a3406 873d 4fe9 abed 2bb9469f59cd
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire realizou uma visita de cortesia ao pequeno Lucas Vasconcelos da Cruz, 6, na manhã desta quinta-feira (1°), rua Professor Samuel Bechimol, nº 543, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul. O menino foi diagnosticado com um tumor cerebral e fará tratamento fora do Estado.

Toda a ação foi combinada pelo comandante junto à mãe de Lucas e sem que o menino soubesse. Ao total, 15 bombeiros militares e mais cinco viaturas sendo, uma Auto Bomba Tanque (ABT – 02), uma Auto Bomba Salvamento (ABS), uma Unidade de Resgate (UR – 20) e duas viaturas Apoio Rápido (AR).

O Coronel Mauro Freire foi até a varanda do apartamento localizado no 2º andar, por meio da plataforma, equipou Lucas usando os procedimentos de segurança padrão, o levou até a entrada do prédio, e após a primeira aventura, o menino deu um passeio na viatura com as sirenes ligadas.

Tendo os Programas Sociais como destaque de sua gestão, o Comandante Geral, ressalta a importância do relacionamento do CBMAM com a comunidade.

“Quando trazemos o cidadão para perto dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, proporcionamos a sensação de segurança que a comunidade tanto precisa. São diversos os trabalhos que os bombeiros militares efetuam e aproveitando que somos uma das instituições mais respeitadas pelos brasileiros, nada melhor que desenvolver atividades de cunho social. Quem nunca sonhou um dia em ser um bombeiro?”, explicou o Coronel Mauro.

O desafio

De acordo com a mãe do menino, a bancária Tássia Queiroz Moreira de Vasconcelos, 30, Lucas foi diagnosticado com tumor no cérebro no dia 26 de agosto deste ano e sonha em um dia ser bombeiro.

“Antes do diagnóstico, ele [Lucas] começou a sentir muitas dores de cabeça, procuramos o médico, o Lucas fez vários exames e foi submetido a uma cirurgia. Um tempo depois o tumor voltou a crescer novamente, então resolvemos ir para São Paulo para tentar novos exames e um possível novo tratamento”, revelou a mãe.

Em meio à situação, Tássia resolveu procurar a instituição e foi prontamente atendida pelo Coronel Mauro Freire. “Lucas admira muito a profissão e sempre compramos brinquedos relacionados aos bombeiros, acredito que trará um momento de alegria e ajudar no tratamento” afirmou Tássia.

Bombeiro Mirim

Os órgãos do Sistema de Segurança Pública desenvolvem programas de aproximação de seus agentes com a comunidade. Um desses programas é o Bombeiro Mirim, que foi inicialmente implantado no município de Parintins (AM), localizado a 369 quilômetros de Manaus, e tem como principal objetivo, contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, oriental sexual e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.

O CBMAM já expandiu o programa em todos os municípios sede de quarteis e por meio deste projeto social, em torno de 500 crianças são alcançadas anualmente em todo o Estado do Amazonas.

Publicidade
Publicidade