Domingo, 05 de Dezembro de 2021
Depoimento

CPI da Pandemia ouvirá familiares de vítimas da Covid-19

Segundo requerimento feito pelo Senado, convite é uma “forma de dar vozes as famílias brasileiras dilaceradas pela pandemia”



imagem_materia_D7C806F9-339C-4647-ACB2-03FCB1140C00.jpg Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado
14/10/2021 às 15:00

A CPI da Pandemia agendou para as 10h (horário de Brasília) de sexta-feira (15) uma reunião para votar dois requerimentos: um para realização de audiência pública, com o objetivo de ouvir relato de familiares e vítimas da covid-19 e outro para convocação do médico pneumologista Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho. 

O médico Carlos Carvalho é o responsável por coordenar um estudo com parecer contrário ao uso dos remédios do chamado "kit covid" no combate ao coronavírus. O estudo seria avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec), mas foi retirado da pauta do órgão.

"Propagandeados pelo presidente Jair Bolsonaro ao longo de toda a pandemia, os medicamentos são comprovadamente ineficazes contra a doença", alertou Randolfe em seu requerimento. 

VÍTIMAS

O senador argumenta ainda que ouvir as vítimas do novo coronavírus é importante nesta reta final de trabalhos da comissão e é "uma forma de se dar voz a milhares de outras famílias brasileiras que foram dilaceradas pela pandemia". 

Conforme proposto pelo requerimento do parlamentar, os convidados representam as cinco regiões do país:

Norte: Mayra Pires Lima, enfermeira de Manaus. Perdeu a irmã, que deixou 4 filhos, por conta do colapso no fornecimento de cilindros de oxigênio em Manaus, no início deste ano;

Nordeste: Geovana Dulce, jovem de 19 anos. Perdeu a mãe e terá a guarda da irmã de 10 anos, sendo a nova chefe da família; 

Sudeste: Kátia Shirlene Castilho dos Santos. Perdeu pai e mãe. Ela acompanhou a mãe em sua internação na Prevent Senior, em São Paulo, e o tratamento com base no "kit covid";

Sul: Rosane Brandão. Perdeu o marido, que era professor da Universidade Federal de Pelotas;

Centro-Oeste: Jarquivaldo Bites Leite. Em tratamento com graves sequelas. Por impedimento médico de viajar de avião, virá de carro com acompanhante.

Segundo Randolfe, além destes convidados, devem estar presentes ainda um representante da ONG Rio de Paz e o taxista Marcio Antônio do Nascimento Silva, que perdeu o filho para a covid-19. Em abril de 2020, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Silva recolocou as cruzes que lembravam as vítimas da doença, numa manifestação simbólica pelo combate à pandemia.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.