Domingo, 05 de Dezembro de 2021
Polêmica

CPI da Pandemia: Renan Calheiros sugere indiciamento de deputados federais por disseminação de Fake News

Marcos Rogério acredita que indiciamento de parlamentares fere relacionamento entre Câmara e Senado



8f09c6d9-1a8a-4414-a74e-d7bf578ca373_8F231EAA-F486-424F-A813-C8560A7946F2.jpeg Foto: Pedro França / Agência Senado
25/10/2021 às 12:26

O Senado Federal discute a proposta do relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), que em seu relatório propõe o indiciamento de diversas pessoas – incluindo parlamentares – por disseminação de Fake News relacionadas a Pandemia da Covid-19.

“As notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus envolveram diversos tópicos, como a origem do vírus, com ataques xenófobos à China; a oposição infundada ao isolamento social; a divulgação de que o Supremo Tribunal Federal teria proibido o Governo Federal de atuar no combate à pandemia; o incentivo ao tratamento precoce; a desinformação sobre o número de mortes pela covid-19; a contestação sobre a eficácia do uso de máscaras; e, por fim, a propaganda antivacina”, relata o senador.

Para o senador Marcos Rogério (DEM-RO), o indiciamento de deputados federais, como Carla Zambelli, Osmar Terra e Eduardo Bolsonaro, fere o relacionamento entre a Câmara e o Senado. 

“Essa iniciativa do relator, e espero que a CPI não confirme isso, de fazer aqui o indiciamento de parlamentares de outra casa em cima de algo tão frágil é uma iniciativa, é um precedente muito ruim. Imagine se o contrário, daqui a pouco no âmbito de uma CPI da Câmara dos Deputados, Senadores da República serem indiciados lá”, contrapõe Marcos Rogério.

Uma das sugestões de projetos da CPI da Pandemia prevê pena de até seis meses de prisão para quem criar ou divulgar notícia que sabe ser falsa para distorcer, alterar ou corromper gravemente a verdade sobre tema relacionado à saúde, economia ou outro assunto de interesse público relevante.

*Com informações da Agência Senado.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.