Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
"Capitã Cloroquina"

CPI vai à Justiça para que Mayra Pinheiro seja retirada do Ministério da Saúde

Pedido tem como base a visita da médica a Manaus poucos dias antes do colapso do sistema de saúde



maxresdefault_19E0074D-D178-419C-B2C8-69B7A156787E.jpg Foto: Reprodução
03/08/2021 às 12:05

Foi votado na manhã desta terça-feira (3), na CPI da Pandemia, um pedido para que a Justiça obrigue o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a demitir Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que ficou conhecida nacional pelo título de “Capitã Cloroquina”.

De acordo com os senadores, o pedido tem como base a visita da médica a Manaus poucos dias antes do colapso do sistema de saúde. Ela veio ao Amazonas divulgar o uso da Cloroquina no tratamento contra o Coronavírus – o que se comprovou completamente ineficaz.

“A equipe de médicos não tinha um infectologista. Tinha otorrino, dermatologista, outros profissionais, pregando tratamento precoce. A gente precisando de oxigênio e eles pregando tratamento precoce. Estamos indignados”, afirmou o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).

“Estamos pedindo o afastamento dela hoje para Justiça. Ela não tem condições de continuar ali. Não dá para o ministro (Marcelo) Queiroga manter na sua equipe uma pessoa que pensa totalmente diferente da ciência. Não sei, ali, quem tem que tomar a decisão. Por isso, estamos pedindo a ele o afastamento dela, e iremos à Justiça para que a afaste por cometer crime contra a vida. Por prescrever medicação que não salvava a ninguém, mas que matou muitos amazonenses”, completou o senador.

Para o vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Mayra estaria obstruindo as investigações sobre a atuação do governo federal na crise da pandemia do novo coronavírus.

“Ela conduziu uma força tarefa para distribuir cloroquina sabendo que não tinha eficácia. Os Amazonenses precisavam de médicos intensivistas, eles levaram todas as especialidades, menos intensivistas. Precisavam de oxigênio, ela levou cloroquina e sabia da ineficácia. E está obstruindo as investigações. Queremos votar o pedido de afastamento dela das funções públicas. Ela está obstruindo as investigações”, reforçou o senador amapaense.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.