Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
Notícias

Cresce número de shoppings na região Norte, aponta pesquisa

Até 2017, 24 novos empreendimentos serão inaugurados no País, sendo um no Amazonas, segunda dados da Abrasce 



1.jpg Novo Shopping Grande Circular encontra-se em obras na avenida de mesmo nome e vai dinamizar o varejo na região
14/08/2015 às 11:39

A previsão é que em 2017, 24 shopping centers sejam inaugurados em todo o Brasil. Um deles em Manaus, gerando 4 mil vagas de emprego na capital amazonense. Com o lançamento desse empreendimento, a cidade contabilizará 3 shoppings em 3 anos, enfatizando o levantamento feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que destaca a região Norte como a que mais cresce, em termos percentuais, a quantidade de abertura de shoppings.

Segundo Adriana Colloca, superintendente da Abrasce, esse cenário poderia ser mais positivo se a economia brasileira estivesse propicia para novos investimentos, “o que não está acontecendo atualmente”, explica a representante. “Com a retração nas vendas, o plano atual dos investidores está voltado para atrair consumidores para os estabelecimentos que já existem e não para investir 300 milhões na construção de um novo centro”, justifica Colloca.

A estratégia atual é atrair público consumidor para esses estabelecimentos e não investir em novos empreendimentos. “Com a alta na inflação, taxa de juros, câmbio, todos os problemas que preocupam os empresários e brasileiros em geral, o certo nesse momento é investir em “mix”, mais opções de lazer como praça de alimentação, exposições culturais, shows, e até liquidações, com o objetivo aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento, e consequentemente o consumo”, destaca a superintendente.

O Norte recebeu em 2014, quatro novos empreendimentos, fechando o ano com o total de R$ 6,6 bilhões de faturamento – de acordo com Censo Abrasce 2014/2015. Com 25 mil shoppings em operação, o setor é responsável pela geração de 68.400 empregos. No amazonas, os shoppings faturaram R$ 2,6 bilhões em 2014, registrando o crescimento de 32% em relação a 2013. Os centros de compras amazonenses registraram 8 milhões de visitas por mês em 2014 e cerca de 30 mil empregos foram gerados no Estado até ano passado.

O perfil do frequentador da região Norte, segundo o levantamento da Abrasce, 70% deles realizam visitas semanais aos mall, 7% a mais que a média nacional (63%). Dentre elas, 61% das pessoas declaram fazer compras durante “essa visitação despretensiosa”, afirma Adriana Colloca.

Mais 600 lojas no trimestre

No primeiro trimestre de 2015, foram inauguradas 600 lojas na capital amazonense, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus), Ralph Assayag.

O quantitativo é resultado da abertura de dois shoppings centers na capital. “Os empresários aproveitaram as boas vendas da Copa do Mundo para abrir novas lojas e expandir seus negócios, por isso esse número expressivo”, destaca. No entanto, a crise econômica junto com a maior competitividade no mercado - por conta do aumento das lojas - estão contribuindo para a estagnação no volume de vendas. Esses empreendimentos de diversos setores, abriram 11 mil vagas.

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.