Domingo, 16 de Maio de 2021
Emoção

Criança deixa hospital no dia do aniversário após dois anos de internação

Brenda estava internada no Icam, desde que saiu da maternidade em 2019



WhatsApp_Image_2021-04-08_at_18.27.59_52292A2A-A506-428C-A396-194E7B9FA651.jpeg Foto: Divulgação
10/04/2021 às 10:10

Emoção e alegria marcaram a desospitalização de Brenda Lucia Pinto Gemaque, do Instituto da Criança do Amazonas (Icam). A alta hospitalar aconteceu nesta quinta-feira (8), dia do aniversário de dois anos da paciente que está internada na unidade desde que deixou a maternidade em 2019. 

A menina nasceu com Síndrome de West, uma epilepsia caracterizada por movimentos súbitos, similares a sustos, que causa regressão do desenvolvimento neuropsicomotor. 



De acordo com o pai de Brenda, Raimundo Lúcio, a síndrome foi identificada após o parto e logo a criança foi transferida para o tratamento na Unidade de Terapia Semi-intensiva do Icam. “Desde que ela nasceu nunca pudemos levá-la para casa, porque ela deixou a maternidade e veio direto para o Icam para fazer o tratamento”, lembrou.

Nova fase

Para os pais, deixar o hospital é um momento muito esperado, mas cercado de apreensão, mesmo preparados, há meses, pela equipe do Programa “Melhor em Casa” e do hospital, para cuidar da filha em casa.

“O tratamento não foi fácil, mas valeu a pena. A gente esperava por esse momento para ir para casa, mas confesso que estou um pouco nervosa, porque eu aprendi alguma coisa para fisioterapia e vou saber cuidar bem dela em casa”, destacou a mãe de Brenda, Fátima Pinto de Souza. 

Emoção

Durante a despedida, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e equipe de enfermagem se emocionaram por realizar mais uma desospitalização de pacientes. 

“A desospitalização antes não era possível, porque o paciente crônico dependente de um respirador, era um morador crônico para sempre do hospital, até contrair uma infecção e infelizmente partir, então estamos dando a oportunidade dessa criança conviver com seus pais, seus irmãos e seu parentes, dar a ela e sua família humanismo”, comemorou o médico pediatra, Luiz Afonso Britto.

Desospitalização

Há um ano, o Icam iniciou um programa de altas de pacientes crônicos com longa internação. Nesse período, 12 pacientes foram desospitalizados e encaminhados para tratamento em casa.

“Estamos conseguindo devolver esses pacientes aos lares, que já estão adaptados para o tratamento. Em casa elas terão toda assistência de equipamentos que elas têm aqui dentro do hospital”, destacou a diretora do Icam, Silvia Picanço. 

Acompanhamento em casa

Para garantir a desospitalização, Brenda foi incluída no Programa “Melhor em Casa” e recebeu os equipamentos essenciais como BiPAP (respirador mecânico), aspirador, oxímetro, no-break e cama hospitalar, providenciadas pela Secretaria de Estado da saúde (SES-AM), que vão assegurar continuidade do tratamento domiciliar.

Brenda terá acompanhamento três vezes por semana de uma equipe multidisciplinar formada por pediatra, enfermeiro e fisioterapeuta da SES-AM, por meio do Melhor em Casa. Os medicamentos e insumos também serão disponibilizados pelo governo estadual, por meio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.