Publicidade
Cotidiano
Inscrições para inglês e francês

Curso ajuda haitianos a lecionar e parcela da população a aprender inglês e francês

Criado sem fins lucrativos, os cursos de idiomas do projeto social To Be da organização Enactus Uninorte visam integrar imigrantes haitianos na sociedade manauense, dando-lhes treinamento e condições ideais para que possam dar aulas particulares de idiomas, capacitando a população considerada de baixa renda para melhor inserção no mercado de trabalho 16/08/2017 às 15:51 - Atualizado em 16/08/2017 às 15:55
Show cursotobeidiomas
O curso é permitido para pessoas a partir dos 16 anos de idade, com vagas limitadas em 25 alunos por turma e somente para iniciantes / Foto: Divulgação
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Estão abertas as inscrições para os cursos de idiomas do projeto social To Be da organização Enactus Uninorte. Criada sem fins lucrativos, a iniciativa surgiu há dois anos e meio e visa integrar imigrantes haitianos na sociedade manauense, dando-lhes treinamento e condições ideais para que possam dar aulas particulares de idiomas, capacitando a população considerada de baixa renda para melhor inserção no mercado de trabalho através do ensino de idiomas.

O processo de matrícula do projeto To Be consiste em duas etapas. O primeiro é a inscrição propriamente dita, realizada por meio do preenchimento on-line do formulário (link:  https://goo.gl/fPP6yC), cujo  candidato informa seus dados e qual curso e horário deseja fazê-lo. A segunda etapa é a confirmação de inscrição, e consiste na entrega dos seguintes documentos (original e cópia) do candidato: RG, CPF e comprovante de residência do responsável, certidão de nascimento ou RG (caso o candidato seja menor de idade) e pagamento da primeira parcela do curso, no valor de R$ 80. Só poderá realizar o pagamento da matrícula os que preencherem o formulário de inscrição.

O curso é permitido para pessoas a partir dos 16 anos de idade, com vagas limitadas em 25 alunos por turma e somente para iniciantes. A atividade acontecerá sempre aos sábados em uma das salas da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) , localizada na rua Brasil, 779, Nossa Sra. das Graças, Zona Centro-Sul, que apóia a iniciativa.

Estarão disponíveis as disciplinas de inglês e francês. Para língua inglesa, o horário será de 8h às 9h45 e de 14h às 15h45. Já o francês acontecerá de 10h às 11h45 e de 16h às 17h45.

A data de início da atividade será definida quando alcançar a média de matriculados. Será avisado via e-mail para os inscritos.

Quem se inscrever mas não conseguir se matricular para início imediato, será contatado posteriormente quando abrir novas vagas, mas para isso, é necessário preencher o formulário.

A previsão para início das aulas é quando completarem as turmas, informa Luane Louis Paz, graduanda de Administração da Uninorte e uma das organizadoras.

“Recentemente abrimos o  período de matrícula e pretendemos divulgar para que mais pessoas saibam dessa oportunidade de fazer um curso de inglês e francês de forma mais acessível, além de mostrar como projetos sociais são autossustentareis mesmo diante da crise. O projeto tem como base o empreendedorismo social através da Educação e a Interculturalidade, buscando atender o tripé da sustentabilidade. Através desse projeto, imigrantes haitianos obtêm espaço e recursos para darem aula particulares de idiomas voltadas para a comunidade de baixa renda de Manaus a preço popular. O lucro complementará a renda dos professores, além do projeto promover a tolerância e a interação intercultural”, destaca Luane Paz. O To Be tem até um slogan: “O projeto que te dá a oportunidade de ser bilíngue e estar onde você quiser!”.

Você que está interessado pode tirar mais dúvidas entrando em contato com a organização pelo e-mail: atendimento.tobe@gmail.com ou seguindo as redes sociais do projeto - Facebook e Instagram @SomosToBe.

Publicidade
Publicidade