Publicidade
Cotidiano
Notícias

Curso de Engenharia Civil da UEA é destaque em ranking do MEC que aponta os melhores do país

Levando em consideração apenas a região Norte, o curso de engenharia civil da UEA é considerado o melhor dentre todas as instituições que oferecem o mesmo curso 24/02/2016 às 20:34
Show 1
Na Região Norte, a engenharia civil da UEA é a melhor entre todas as instituições de ensinos que oferecem o mesmo curso
Kelly Melo ---

“Manaus é praticamente um canteiro de obras e isso exige que tenhamos um bom curso para formar bons profissionais”. Essa é a declaração da professora Carla Calheiros, do curso de engenharia civil, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que no ano passado foi considerado um dos melhores do País pelo Ministério da Educação (MEC).

Levando em consideração apenas a região Norte, o curso de engenharia civil da UEA é considerado o melhor dentre todas as instituições que oferecem o mesmo curso. Em Manaus, 12  instituições, entre públicas e privadas, possuem o curso.

De acordo com Calheiros, em nível nacional, a UEA ficou na 31ª posição do ranking divulgado pelo MEC. O Ministério produz o relatório com base nas notas dos alunos obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), avaliação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos que, somados, geram a nota do Conceito Preliminar do Curso (CPC), em que a  universidade amazonense alcançou a nota 4 (a máxima é 5). “Isso nos deixou muito felizes porque fomos a única faculdade do Amazonas a figurar esta pontuação. No eixo Norte-Nordeste, ficamos atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco”, informou a professora, que foi coordenadora do curso.

Para Calheiros, o diferencial da Engenharia Civil da UEA é a preocupação de não só ensinar aos alunos, mas cobrar conteúdo dos professores e produção científica dos universitários. “Existe o comprometimento de todos para termos um curso de excelência. E como há um interesse muito grande de se construir em Manaus, é importante que preparemos bem esses alunos para chegarem no mercado de trabalho com algum diferencial”, afirmou ela.  O curso possui pouco mais de 10 anos.  “Além disso, temos a preocupação de fazer com o aluno tenha a teoria, mas também tenha a prática. Manaus tem uma demanda grande por construção civil e essa mão de obra precisa ser, cada vez mais qualificada”, disse.

Ranking

O ranking das melhores instituições (por curso) é feito a cada dois anos, conforme a avaliação do Enade para cada curso. Como o último resultado foi divulgado no fim do ano passado, a próxima  avaliação para a instituições que oferecem engenharia civil só acontecerá em 2017.

Avaliação do curso de engenharia civil obteve nota 4, do total de 5

O Ministério da Educação (MEC) publicou os resultados das avaliações de instituições de ensino superior nas áreas de exatas, humanas e biológicas, feitas em 2014, em dezembro do ano passado.

Foram publicados dois índices de classificação de universidades, faculdades e centros universitários: O Conceito Preliminar de Curso (CPC ) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Numa escala que vai de 1 a 5, o CPC é considerado insatisfatório quando não atinge, no mínimo, o nível 3. Os cursos com notas 4 e 5 são os mais bem avaliados pelo MEC, como no caso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que obteve nota 4, na avaliação do curso de engenharia civil. Universidades que não participam do Enade não recebem nota.



Publicidade
Publicidade