Publicidade
Cotidiano
Exame Nacional do Ensino Médio

Mais de 194,1 mil pessoas vão fazer Enem no Amazonas

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio começam a ser aplicadas hoje e os candidatos devem ficar atentos a uma série de procedimentos, que vão do horário correto, trânsito, transporte e alimentação certa 05/11/2016 às 05:00 - Atualizado em 05/11/2016 às 09:59
Show olho no lance033
Candidatos precisam ficar atentos aos horários e a alimentação
Silane Souza Manaus (AM)

O Amazonas não será afetado pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas serão aplicadas hoje e amanhã normalmente. Em Manaus, e na maior parte do Estado, os portões de acesso vão ser abertos às 10h e fechados às 11h. A exceção está nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajara, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea, que seguem fuso horário do Acre. Nessas cidades, os portões serão abertos às 9h e fechados às 10h.

Hoje, as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com quatro horas e trinta  minutos de duração. Amanhã, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de cinco horas e trinta  minutos.

RG, CANETA E ALIMENTAÇÃO

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.

Além de sair com antecedência de casa para não correr o risco de chegar atrasado ao local da prova, outra dica importante para quem vai fazer o Enem é a alimentação em função do exame ser feito seguindo o fuso horário de Brasília, portanto os amazonenses vão fazê-lo durante o tradicional horário de almoço. 

A nutricionista da faculdade Estácio, Maira Belo, lembra que o candidato não deve ficar muito tempo sem comer, pois os níveis de açúcar baixam podendo causar sonolências, tonturas, suor e até mesmo desmaios, o que ao final pode atrapalhar o desempenho do candidato. Também é recomendado substituir os bombons de chocolate por barras de cereais ou frutas. “O chocolate é rico em gordura e acaba causando a sensação de calmante e moleza”, destacou. 

Maira ainda recomenda que os candidatos evitem ingerir bebidas alcoólicas ou energéticas, isso inclui o café. No caso deste último tomar 30 ou 50 mililitros (ML) por dia, no máximo. Ela ressalta que é preciso tomar muito líquido durante as provas. “Substitua o refrigerante pelos sucos naturais com leite. Os carboidratos são as melhores fontes de energia, como pães e massas, mas cuidado com o exagero dos recheios. Para a prova é bom levar barras de cereais, biscoitos salgados, frutas e suco de caixa, além da garrafa com água”, salientou.

Novidades

Ontem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elabora o Exame Nacional, informou que três novidades marcam a edição de 2016. Pela primeira vez, todos os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra. Também é a primeira vez que os inscritos podem acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smartphones desenvolvidos pelo Inep.

Resultados no portal

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (portal.inep.gov.br) e no aplicativo do Enem na próxima quarta-feira. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha individual.

Sabatistas devem seguir horário

Os sabatistas, que guardam os sábados por motivos religiosos, devem chegar ao local de prova no mesmo horário que os demais candidatos, pois ficarão aguardando na sala de aula até as 19h, horário em que as provas serão aplicadas.

Em números

194,1 mil pessoas vão fazer o Enem no Amazonas, este ano, 145 mil só na capital. Do total, 56% são mulheres, 65% já concluíram o ensino médio e 21% irão concluir em 2016.

Mobilidade é outro desafio

Neste final de semana, as linhas de ônibus receberão reforço para melhor atender os candidatos que farão as  provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos locais que possuem maior demanda. A determinação dada pela Prefeitura de Manaus às empresas do transporte coletivo inclui a operação de linhas que normalmente não circulam aos sábados e domingos, como a 416, 036, 318, 580, 206, 616, 125, 641, 610, 401, 460 e 449.

Veículos articulados também serão colocados em linhas que normalmente circulam com ônibus convencionais nos finais de semana para atender locais de prova com grande demanda. O planejamento operacional feito pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) levou em consideração os locais de prova que terão maior concentração de candidatos e as linhas que passam pelos terminais de integração espalhados pelas zonas da cidade.

“Fizemos uma avaliação e procuramos reforçar os pontos onde houve maior demanda de passageiros nos anos anteriores. A operação de linhas que passam pelos terminais de integração será acompanhada”, explicou o superintendente da SMTU, Thiago Balbi. 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) garantiu que as zonas que concentram os maiores números de escolas, as linhas ganharão reforço no número de ônibus. Entretanto, o transporte coletivo irá operar com 70% da frota normal usada nos dias de semana em Manaus.

No trânsito, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) informou que não haverá interdição de vias. Mas o órgão colocará 60 agentes em cada turno para monitorar os principais corredores que concentram maior número de colégios que realizará o Enem. O objetivo é facilitar o acesso aos locais das provas e impedir que ocorram obstáculos na fluidez de veículos de candidatos ou de parentes.
 

Publicidade
Publicidade