Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Notícias

Debate entre Dilma e Aécio é marcado por acusações de ambos os candidatos

Último confronto entre os presidenciáveis, promovido pela Rede Globo, marcou o fim da campanha dos candidatos antes do segundo turno das eleições 2014



1.jpg Candidatos participaram do último debate antes do dia da votação, no domingo (26)
24/10/2014 às 22:49

O último debate entre os candidatos à Presidência da República promovido pela Rede Globo na noite desta sexta-feira (24) foi marcado por denúncias e acusações de ambas as partes. Aécio Neves (PSDB) criticou as gestões anteriores do ex-presidente Lula, enquanto a candidata Dilma Rousseff (PT) procurava fazer o mesmo sobre a administração do ex-presidente FHC.

O primeiro bloco do debate foi bastante tenso com duras acusações por parte do candidato Tucano. Aécio Neves citou a edição da Revista Veja em que a publicação acusa a petista e o ex-presidente Lula de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras. Em contrapartida Dilma Rousseff se disse indignada com o assunto e se defendeu da acusação citando que a reportagem comete "terrorismo eleitoral".

"Em todas as eleições a revista Veja tenta dar um golpe no PT. Foi assim em 2002, 2006, 2010 e está fazendo o mesmo agora em 2014. Mas eu vou me defender juridicamente contra essas acusações", disse a candidata.

Na segunda parte do debate as perguntas foram feitas por eleitores indecisos previamente escolhidos entre o público presente no programa. Assuntos como moradia e corrupção foram a tônica desse bloco do embate, onde os candidatos poderiam se movimentar noa arena e ficar frente a frente com os votantes. Nesse momento a petista e o tucano conseguiram discutir propostas de governo e deixaram as discussões mais acaloradas de lado.

Na terceira etapa do programa os candidatos voltaram a trocar farpas e o debate voltou a tomar o rumo das acusações. O candidato Aécio Neves voltou a atacar a petista lembrando do escândalo do Mensalão do PT, onde políticos da cúpula do partido foram condenados por corrupção. Dilma não mudou a linha de discussão e criticou a administração do tucano quando este era governador de Minhas Gerais.

No quarto e último bloco do debate as perguntas voltaram a ser feitas pelo público presente na plateia. Plateia essa que por diversas vezes se manifestou por meio de palmas ou risos, e teve de ser contida pelo mediador do programa. Os indecisos fizeram perguntas aos candidatos sobre segurança, emprego e o combate ao tráfico de drogas. Foi quando ambos os presidenciáveis esplanaram com mais exatidão suas ideias e propostas.

Para finalizar o programa, cada candidato teve um minuto e meio para se dirigir aos eleitores de todo o País e tentar conquistar os votos dos indecisos.

Frases que marcaram o debate:

“Essa revista tem o hábito de, na reta final, tentar dar um golpe eleitoral", comentou Dilma Rousseff sobre denúncia da revista Veja.

"O governo do PT fracassou na condução da economia e deixará uma inflação saindo de controle, um crescimento pífio". falou Aécio Neves sobre a escolha de seu futuro Ministro da economia, Armínio Fraga.

"Nós vamos ter um conjunto de medidas para que haja a punição daquele que foi o corrupto e o corruptor", disse Dilma sobre corrupção.

"O que não vamos fazer é o bolsa empresário", rebateu Aécio Neves quando a petista perguntou sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.

"É necessário dizer que eles foram condenados e foram para a cadeia. O mensalão do seu partido não teve condenados, nem punidos", afirmou Dilma quando o tucano citou o Mensalão do PT.

"Aliás, seu governo é o governo das estatísticas desde que elas lhes sejam favoráveis", criticou Aécio sobre os números apresentados pela presidente em ralação ao Pronatec.

"O governo federal tem obrigação de colocar dinheiro porque é uma questão de saúde pública e de civilização", respondeu Dilma quando o assunto foi saneamento.

"Não houve preocupação do PT no combate efetivo da corrupção". Aécio sobre corrupção no governo da presidente Dilma.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.