Publicidade
Cotidiano
ASSISTÊNCIA

Defensoria promove audiência sobre situação de famílias afetadas pelo ProsaiMaués

Onze famílias ainda precisam ser realocadas após serem afetadas pelas obras do projeto que prevê a expansão do sistema de esgoto e abastecimento de água da cidade 15/02/2019 às 20:40
Show obras prosai maues 8ee5fa76 a734 4865 b30a 268344a3fc34
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, neste sábado (16), uma audiência pública para buscar soluções a famílias afetadas pelas obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués). A ação acontece às 9h na sede da Unidade Gestora do programa, localizada na Avenida Pereira Barreto, 121, no Centro de Maués.

Além da DPE-AM e dos moradores da cidade, participam da audiência a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais do Amazonas (UGPE), que gerencia o recurso financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução do ProsaiMaués.

Segundo o defensor público Thiago Rosas, designado para a Defensoria Pública Especializada de Atendimento de Interesses Coletivos, onze famílias ainda precisam ser realocadas após serem afetadas pelas obras do ProsaiMaués. O projeto prevê a expansão e recuperação do sistema de esgoto e abastecimento de água da cidade, além da revitalização das lagoas Prata e Maresia.

“A Defensoria Pública vem atuando junto as mais de cem famílias que precisam ser realocadas por conta das obras. Já conseguimos realocações, mas ainda restam onze famílias remanescentes. A obra vai fazer saneamento básico para 90% da cidade de Maués. Ela tem um interesse público grande por conta disso, mas, ao mesmo tempo, a gente tem que preservar o interesse social das famílias que estão morando lá há muitos anos”, destaca Thiago, explicando a atuação da DPE-AM no caso.

“Nós vamos mediar o diálogo entre as partes e tentar encontrar uma solução a contento. Visitaremos o local das casas de cada família e vamos nos reunir com o prefeito Júnior Leite. Tudo para colaborar com as soluções, que podem ser outra casa, um terreno, ou uma indenização”, complementa.

Prosai Maués

Executado pela UGPE e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) em parceria com a Prefeitura de Maués, o Prosai busca contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais da cidade localizada a 276 km de Manaus.

O projeto prevê a requalificação das lagoas Maresia e Prata, além da construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.

Publicidade
Publicidade