Publicidade
Cotidiano
Notícias

Defensoria Pública do AM elege novo defensor-geral na sexta (27)

Serão 105 membros votando para escolher o novo comandante do DPE no próximo biênio. Entre os três mais votados, o governador decidirá o novo defensor-geral 25/11/2015 às 11:11
Show 1
Sede da Defensoria Pública do Amazonas
ACRITICA.COM ---

Os 105 defensores públicos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) escolhem nesta sexta-feira (27), das 8h às 15h, o novo defensor público-geral para dirigir a instituição nos próximos dois anos.

A lista tríplice será enviada ao governador do Estado, José Melo, no próximo dia útil após apuração, a quem caberá nomear o defensor público-geral no prazo de 15 dias. O voto é obrigatório para todos os membros.

Neste mesmo pleito, também ocorrerá eleição para composição dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública. São doze defensores públicos que irão concorrer a cinco vagas.

O corregedor-geral da DPE-AM e presidente da Comissão Eleitoral e Apuradora, Leonardo Cunha e Silva de Aguiar, explicou que a eleição é muito importante para classe e que de acordo com a resolução 010/2015 os defensores públicos serão liberados das suas atividades.

“A eleição é um ato democrático muito importante para Defensoria Pública e para seus membros porque o defensor geral eleito terá oportunidade de dirigir a Instituição com o apoio dos colegas”, disse.

Ainda segundo o presidente, todos os defensores públicos devem participar da eleição para escolha dos novos membros. “A expectativa da comissão é que todos os membros participem do pleito uma vez que todos têm essa obrigatoriedade”, completou.

A eleição, tanto para defensor público geral quanto para conselheiro, será realizada em Manaus, no auditório Dr. Edison Pereira de Souza, localizado na sede administrativa da DPE-AM, situada à Rua Maceió, 307, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro Sul da cidade.

O voto é direto, secreto, plurinominal, obrigatório e em turno único a todos os membros da carreira de defensor público em efetivo exercício.

Encerrada votação, a Comissão Eleitoral e Apuradora organizará a lista em ordem decrescente de votação, devendo conter o nome e a quantidade de votos que cada candidato recebeu, número de votos brancos e nulos e, ainda, o índice de abstenção, proclamando a composição da lista com os três candidatos mais votados.

A lista tríplice será entregue ao governador do Estado no primeiro dia útil após a eleição para que seja nomeado o novo defensor público geral do Amazonas para o biênio 2016-2018.

Candidatos

Concorrendo ao cargo de defensor público geral do DPE-AM estão Christiano Pinheiro da Costa e Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa.

Para as cinco vagas no Conselho Superior concorrem 12 membros: Carlos Alberto Souza de Almeida Filho; Christiano Pinheiro da Costa; Eduardo César Rabello Ituassú; Leonardo Figliuolo; Luiz Mauricio Oliveira Bastos; 6)Marco Aurélio Martins da Silva; Melissa Souza Credie Borborema; Monique Rodrigues da Cruz; Péricles Duarte de Souza Junior; Ricardo Queiroz de Paiva; Roger Moreira de Queiroz; Ulysses Silva Falcão.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade