Publicidade
Cotidiano
Notícias

Defesa Civil do AM constata comprometimento da estrutura urbana de Anamã

Avaliação técnica pós-desastre no município aconteceu no início desta semana. Agora, o órgão estadual buscará apoio institucional do Ministério da Integração Nacional  15/09/2015 às 15:59
Show 1
Agentes da Defesa Civil observaram danos urbanos em ruas, calçadas, prédios públicos, no sistema de captação de água e poços artesianos
acritica.com* Manaus (AM)

Depois de uma visita técnica de avaliação pós-desastre, realizada nesta segunda-feira (14) por agentes da Defesa Civil do Amazonas no município de Anamã, o órgão constatou o comprometimento da estrutura urbana da cidade após a enchente deste ano e já se articula para buscar apoio institucional junto ao Ministério da Integração Nacional (MIN), para a reconstrução do município, localizado a 165 quilômetros de Manaus em linha reta.

"Na próxima semana vamos apresentar à Defesa Civil Nacional, que é ligada ao Ministério da Integração, a real situação do município de Anamã, que está totalmente comprometido após o período de enchente e que levou a cidade a decretar Estado de Calamidade Pública mais uma vez este ano", enfatizou o Secretário Executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Fernando Pires Junior.

Anamã, localizada na calha do Baixo Solimões, passou pelo menos três meses com o nível de água elevado e este ano ultrapassou a enchente 2012. Ao todo, 1.785 famílias foram afetadas diretamente. Agora a cidade está no período da vazante.


Durante a visita técnica, os agentes observaram danos urbanos em ruas, calçadas, prédios públicos, no sistema de captação de água e poços artesianos. As informações coletadas e o relatório fotográfico vão compor o parecer técnico do órgão que será levado a Brasília.

Atendimento

Anamã já foi atendido com 1,2 mil kits de limpeza como parte da Operação Vazante da Defesa Civil do Estado, desencadeada no dia 17 de agosto e que está atendendo, nesta primeira fase, 16 municípios que saíram da Situação de Emergência este ano.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade