Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias

Defesa Civil do Amazonas realiza treinamento contra desastres

Ministério da Integração Nacional promove, em Manaus e Manacapuru, ação para capacitar moradores contra calamidades



1.jpg Titular da Defesa Civil do Estado, coronel Roberto Rocha, diz que capacitação visa zerar o número de óbitos em desastres
26/08/2013 às 07:57

O Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec) realizará, no Estado, uma oficina e um simulado técnico de preparação de desastres, com o apoio do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil Municipal de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O objetivo é orientar a população para reagir de maneira correta em momentos de desastres naturais, como enxurradas, deslizamentos de terra, alagamentos e fortes chuvas.

A “Oficina de Preparação para Desastres” acontecerá de amanhã até o dia 30 de agosto, sempre a partir das 9h, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, Aparecida, Zona Sul). O “Simulado Técnico de Preparação para Des astres” será realizado no dia 31, no bairro Terra Preta, localizado em Manacapuru, também a partir das 9h.

O titular da Sucomadec e presidente Nacional do Conselho de Gestores de Proteção e Defesa Civil, coronel Roberto Rocha, destacou que os treinamentos visam preparar moradores de áreas de risco para agir em situações de emergência, como inundações e desbarrancamentos. Ele explica que as capacitações fazem parte do conjunto de ações preventivas realizadas pelo Ministério da Integração Nacional com o objetivo de zerar o número de óbitos e desastres em todo o País e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres naturais. Até o final do ano, todos os estados das regiões Norte, Sul e Sudeste serão contemplados com a ação.

“O maior objetivo deste evento é preparar as comunidades para os enfrentamentos ao desastre, tornando-as mais capacitadas a administrar o evento adverso em seu início, bem como setorizar as áreas mais vulneráveis”, comentou Roberto Rocha.

Cultura da prevenção
O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, explica que a cultura da prevenção no Brasil ainda precisa ser reforçada. Para ele, os simulados são ferramentas que auxiliam os moradores a compreender a importância de se preparar previamente para agir nessas situações emergenciais.

“Temos feito um esforço grande no sentido de estimular que as pessoas participem dos simulados. Não temos essa cultura ainda e esse é o momento para convidarmos todos os moradores das regiões Centro-Oeste e Norte a participar do treinamento”.

Os primeiros simulados de preparação de desastres naturais foram realizados em 2011, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Desde então, os modelos de treinamento foram aperfeiçoados. Ao longo dos dois anos, mais de 5,1 mil pessoas foram treinadas pela Defesa Civil Nacional, incluindo moradores, técnicos e gestores estaduais e municipais que trabalham com Defesa Civil.

Vendaval
A Defesa Civil de Manaus registrou, no sábado (24) ocorrências por conta do vendaval que atingiu a Zona Norte. A chuva forte provocou destelhamentos de casas e tombamentos de árvores nos conjuntos Renato Souza Pinto, Oswaldo Frota, Riacho Doce, Manoa, Colônia Santo Antônio, Vale do Sinai, Terra Nova, Campo Dourado, Ribeiro Júnior, Parque Florestal, Galileia, Francisca Mendes e no bairro Novo Israel. Além das equipes de plantão foram acionados outros técnicos. No conjunto Galileia, a cobertura de uma casa foi levada pelo vento atingindo outras duas residências.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.