Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
544b321b-013d-4c36-8a23-e2c7045f39a3.jpg
publicidade
publicidade

PEDIDO DE REFORMA

Delegacia de Tonantins sofre com descaso e segue em estado de abandono, diz delegado

Titular relatou que tentou entrar em contato com Departamento de Polícia do Interior, mas não obteve resposta


30/08/2017 às 19:05

Há três anos como titular da delegacia de Tonantins, município distante 865 km de Manaus, o delegado Ericson de Souza Tavares conta que, desde que sua delegacia foi invadida e depredada por moradores da região que protestavam revoltados contra o homicídio de um mototaxista, há cerca de um mês, ele tem vivido momentos de insegurança e tensão.

"Todas as janelas da delegacia, todo os vidros da parte frontal e lateral da delegacia, foram quebrados. A gente está sem proteção nenhuma. Quem quiser entrar entra sem problema algum. A minha sala está com a janela quebrada e a mesma coisa na sala do cartório, correndo risco de alguém entrar e destruir inquéritos e documentos importantes", explicou o delegado.

Ainda segundo o titular, a situação só ocorreu porque ele estava de férias no mês de julho e não se fez presente no momento da manifestação para apaziguar os ânimos dos populares revoltosos.

"Quando acontece esse tipo de coisa lá, a população quer que a justiça seja feita. Se não houver alguém que converse com eles na hora, eles são capazes de fazer justiça com as mãos, que foi o que acabou acontecendo quando eles pegaram o preso e o espancaram na frente da delegacia", disse Ericson de Souza.

De acordo com ele, outra situação agravante foi que ele teria sido removido do município 20 dias antes da manifestação, deixando a delegacia sem delegado. "Esta remoção aconteceu de forma ilegal durante minhas férias, então entrei com mandado de segurança na justiça e a justiça julgou favorável a minha volta pra Tonantins", afirmou.

Ericson de Souza ressaltou ainda que está indignado com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Mariolino Brito, por não se posicionar ante a situação da delegacia. "Ele nunca entrou em contato conosco. Somente no dia do quebra-quebra que vieram policiais para ajudar o pequeno efetivo daqui, mas depois disso, nunca ligaram pra perguntar nada", revelou.

Promessas de reforma

Na semana passada, a delegacia de Tonantins recebeu a visita do governador do Estado do Amazonas, David Almeida (PSD). Conforme Ericson, o governador foi o único que se 'solidarizou' com o caso.

"Ele deu uma olhada e prometeu consertar tudo. Pediu um levantamento para saber o que precisava de reforma. Se antes era só a parte elétrica e hidráulica que estavam ruins, agora é tudo", disse o delegado titular de Tonantins.

A reportagem entrou em contato com o diretor do DPI, delegado Mariolino Brito, que pediu que se falasse diretamente com o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, delegado Ivo Martins. "Sei como está a situação de Tonantins, mas não nos chegou nenhum documento por parte do delegado de lá. Estamos esperando ele entrar em contato para tomar as providências cabíveis", justificou Ivo Martins.

Sobre a promessa de reforma, feita pelo governador, conforme relatou Ericson, o delegado-geral adjunto da PC concluiu: "O DPI fez um levantamento de todas as delegacias do interior para atestar a problemática. O setor de planejamento, junto com a Secretaria de Segurança, está elaborando um projeto pra reformulação de todas as delegacias do interior", concluiu.

publicidade
publicidade
Registro de casos de intolerância religiosa é baixo em delegacia de Manaus
Investigador da PC é denunciado por assédio sexual de adolescentes no AM
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.