Publicidade
Cotidiano
Notícias

Denatran aumenta quantidade de aulas práticas necessárias para retirar a carteira de habilitação

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) requer, agora, 25 horas de aulas práticas na categoria B e 20 horas na categoria A, que incliu também treinamento durante a noite 02/12/2014 às 14:17
Show 1
Atualmente, mais de 70% dos candidatos que prestam exame de direção são reprovados, segundo diretor do Detran-AM
Perla Soares Manaus (AM)

Começou a valer nesta terça-feira (2) uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), que determina que candidatos a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem fazer, no mínimo, 25 horas de aulas práticas ao volante.

A mudança vale apenas para quem irá tirar a CNH na categoria B, específica para veículos de passeio com capacidade de carga inferior a 3,5 mil kg. Antes, eram necessárias 20 horas em aulas práticas.

A quantidade de aulas noturnas também aumentou, de quatro horas/aula para cinco horas/aula. Não houve, no entanto, alteração no curso teórico. Além do aumento de aulas práticas, o Denatran instituiu que até 30% das aulas podem ser feitas em simuladores.

Motocicletas

Interessados em tirar a CNH na categoria A, para motocicletas, também terão que praticar mais. O número de aulas aumentou de 15 para 20 horas, sendo que pelo menos quatro delas deverão ser noturnas.

"É necessário melhorar a formação do condutor. Há uma tendência que o processo fique mais rigoroso a cada dia" justificou o diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza, lembrando que atualmente mais de 70% dos candidatos que prestam exame de direção são reprovados. Para ele, a aula noturna é algo novo, porém muito interessante, pois o aluno conhece a diferença em dirigir no escuro.


Publicidade
Publicidade