Publicidade
Cotidiano
Notícias

Deputados e senadores do AM vão à Brasília pedir ajuda para municípios atingidos pela cheia

Representantes de cidades amazonenses atingidas pela cheia querem ajuda humanitária do governo federal e recursos para casas e pontes 18/03/2015 às 15:01
Show 1
Deputado Átila Lins e os representantes dos municípios amazonenses foram recebidos pelo general Adriano Pereira Junior, da Secretaria Nacional de Defesa Civil
ANTÔNIO PAULO ---

Sem uma liderança ou coordenação capaz de congregar a bancada e reunir os projetos e ações em defesa do Estado, repetindo o dilema dos últimos quatro anos, deputados e senadores do Amazonas continuam a formular e criar agendas individualizadas para dar conta das demandas dos municípios e da população. Foi o que aconteceu nesta terça-feira (17). Isoladamente, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) estiveram nos Ministério da Integração Nacional, Cidades e na Secretaria de Aviação Civil acompanhando prefeitos do interior em pautas distintas.

Na Secretaria Nacional de Defesa Civil/MIN, Átila Lins e os prefeitos de Eirunepé, Canutama e o representante de Envira, municípios em estado de emergência por causa da enchente, tiveram a garantia do secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, que até o final desta semana vão receber ajuda humanitária do governo federal.

Os prefeitos do interior do Estado também solicitaram recursos financeiros para comprar combustível, alugar lanchas para transporte e comprar madeira para construção de casas e pontes. Cada município solicitou cerca de R$ 1 milhão.

“Esta semana ou até a semana que vem, estaremos no Amazonas com esse auxílio humanitário às populações atingidas pela cheia dos rios”, disse o secretário da Defesa Civil.

A preocupação do prefeito de Canutama é que a emergência, em 2015, chegou mais cedo. “No ano passado, o decreto ocorreu em 3 março e este ano em 22 de fevereiro. Estamos contando com a liberação desses recursos o mais rápido possível para amenizar o sofrimento da nossa população”, disse Ocival Amorim.

Recurso para casas

Da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM), os prefeitos de Canutama, Eirunepé e o representante de Envira foram se encontrar com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “Procuramos o ministro porque soubemos há um recurso disponível para construção de casas para os desabrigados. Toda ajuda será bem-vinda para minimizar o sofrimento da população”, declarou o parlamentar.

O prefeito Joaquim Calvalcante Monteiro (Bara), de Eirunepé, ressalta que a construção de casas de alvenaria ocorrerá em terra firme para abrigar aquelas famílias que todos os anos sofrem com as enchentes porque moram em áreas alagadiças.

Publicidade
Publicidade