Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Notícias

Deputados e senadores do AM vão à Brasília pedir ajuda para municípios atingidos pela cheia

Representantes de cidades amazonenses atingidas pela cheia querem ajuda humanitária do governo federal e recursos para casas e pontes



1.gif Deputado Átila Lins e os representantes dos municípios amazonenses foram recebidos pelo general Adriano Pereira Junior, da Secretaria Nacional de Defesa Civil
18/03/2015 às 15:01

Sem uma liderança ou coordenação capaz de congregar a bancada e reunir os projetos e ações em defesa do Estado, repetindo o dilema dos últimos quatro anos, deputados e senadores do Amazonas continuam a formular e criar agendas individualizadas para dar conta das demandas dos municípios e da população. Foi o que aconteceu nesta terça-feira (17). Isoladamente, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) estiveram nos Ministério da Integração Nacional, Cidades e na Secretaria de Aviação Civil acompanhando prefeitos do interior em pautas distintas.

Na Secretaria Nacional de Defesa Civil/MIN, Átila Lins e os prefeitos de Eirunepé, Canutama e o representante de Envira, municípios em estado de emergência por causa da enchente, tiveram a garantia do secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, que até o final desta semana vão receber ajuda humanitária do governo federal.



Os prefeitos do interior do Estado também solicitaram recursos financeiros para comprar combustível, alugar lanchas para transporte e comprar madeira para construção de casas e pontes. Cada município solicitou cerca de R$ 1 milhão.

“Esta semana ou até a semana que vem, estaremos no Amazonas com esse auxílio humanitário às populações atingidas pela cheia dos rios”, disse o secretário da Defesa Civil.

A preocupação do prefeito de Canutama é que a emergência, em 2015, chegou mais cedo. “No ano passado, o decreto ocorreu em 3 março e este ano em 22 de fevereiro. Estamos contando com a liberação desses recursos o mais rápido possível para amenizar o sofrimento da nossa população”, disse Ocival Amorim.

Recurso para casas

Da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM), os prefeitos de Canutama, Eirunepé e o representante de Envira foram se encontrar com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “Procuramos o ministro porque soubemos há um recurso disponível para construção de casas para os desabrigados. Toda ajuda será bem-vinda para minimizar o sofrimento da população”, declarou o parlamentar.

O prefeito Joaquim Calvalcante Monteiro (Bara), de Eirunepé, ressalta que a construção de casas de alvenaria ocorrerá em terra firme para abrigar aquelas famílias que todos os anos sofrem com as enchentes porque moram em áreas alagadiças.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.