Publicidade
Cotidiano
DICAS

Descubra como impulsionar e destacar o seu currículo no mercado digital de forma simples

Especialistas dão dicas de como gerir seu currículo e habilidades no ambiente digital para conseguir a tão sonhada vaga de trabalho 08/10/2017 às 16:40
Show curr culo
Foto: Divulgação
Larissa Cavalcante Manaus (AM)

O cenário virtual ocasionou mudanças na forma de se apresentar profissionalmente e no modo de  buscar emprego. De acordo com especialistas, o velho hábito de entregar currículo de porta em porta está dando lugar às redes sociais de caráter business como o LinkedIn, capaz de apresentar ao mercado quem é profissional atual e é responsável por 78% dos recrutamentos.

O assunto foi tema de palestras na Feira de Oportunidades e Carreiras, realizada na Faculdade Devry Martha Falcão.

“A empregabilidade digital não começa na hora de procurar emprego, começa antes, na sala de aula, nas relações criadas, é constante, a todo momento o profissional precisa estar se observando e observando o mercado, sua atuação, o que está ao seu redor, e o que pode fazer para se destacar e se desenvolver, deve ser uma preocupação constante”, afirmou o diretor de carreira/negócios, Salomão Nunes.

Aprimoramento e reciclagem

Segundo o headhunter (caçador de talentos), o profissional precisa se preparar constantemente para preencher as competências demandadas pelo mercado, buscando aprimoramento e reciclagem.

Considerando esse cenário, dominar outras línguas tem sido um diferencial para quem busca uma colocação em destaque. “Na atual situação econômica, as empresas estão mais enxutas e as vagas de gestão que aparecem estão indo para pessoas de fora, porque aqui no Norte, as pessoas, muitas vezes, não atendem essa necessidade. Hoje, é mais fácil conseguir a vaga quem tem inglês do que quem tem MBA, pós-graduação”, afirmou Salomão.

Para o  especialista em recolocação e headhunter, Paulo Bahia, a especialização não deixa de ser importante e deve ir além da área de atuação do profissional. “É preciso, por exemplo, desenvolver a competência analítica para que se saiba mostrar em números os resultados, mesmo que sua área de atuação seja Humanas”, destaca o consultor.

Recomenda-se, ainda, utilizar todos os recursos disponíveis na internet para agregar valor à carreira, como cursos e materiais onlines. “É preciso aproveitar todos esses instrumentos de autodesenvolvimento como e-books, vídeos e cursos gratuitos, tem que apostar nisso para alcançar o diferencial e crescer na carreira”, disse Salomão Nunes, acrescentando que outra maneira de aproveitar as informações digitais é conhecer o histórico de profissionais de sucesso dentro da área de atuação ou de interesse. “Analise o currículo das pessoas que chegaram onde você quer chegar e aposte nisso”, afirmou.

Cuidados digitais

Os profissionais precisam estar atentos também sobre o que não fazer digitalmente. “Muitas vezes a própria pessoa prejudica sua imagem online com comentários desnecessários, penso que as redes sociais não são um lugar para discutir política, por exemplo, isso afeta o marketing pessoal, o ideal é apostar no currículo online, preenchendo o máximo os requisitos”, afirmou Bahia.

Na avaliação de Salomão Nunes não tem mais como separar o pessoal do profissional. “Os headhunters irão analisar as redes sociais e, inclusive, verificar se o que o candidato alega condiz com a realidade, além disso, se questões de religião ou política casam com o que a empresa quer”, afirma Nunes, ressaltando que criar e alimentar um perfil no LinkedIn  é uma forma de usar positivamente o potencial das redes sociais.

Fluência em inglês

Independente do nicho de atuação do profissional, a fluência no inglês daqui a 10 anos será um dos requisitos básicos para uma colocação no mercado de trabalho, segundo uma pesquisa da Page Personnel. Atualmente, 60% das vagas já pedem que o candidato saiba inglês.

Opinião: Álison Klener, bacharel em Administração e empreendedor social

Álison Klener mantém o currículo atualizado em sites voltado para vagas de empregos e processos de seleção e conta que o fato já lhe proporcionou ofertas de trabalho. Ele também participa de um grupo, projeto Muda Mundo, e recebe e-mails de propostas dentro no segmento de mercado que atua.

“Manter as informações atualizadas é essencial para se ter bons resultados. Já recebi propostas de trabalho no Linkedin e também no inbox do Facebook. O próprio Linkedin possui funções para atrair recrutadores e chegar ao objetivo que se almeja. Seguir dicas de especialistas e os próprios comandos no Linkedin é uma alternativa para criar um perfil mais profissional e alcançar os resultados e objetivos almejados”, ressalta.

Dicas para turbinar o currículo

A procura por trabalho tem sido um dos assuntos mais discutidos no País desde o início da recessão econômica. De lá para cá, alguns perderam o emprego e estão procurando até hoje, outros enveredaram pelo caminho do trabalho informal e muitos jovens não estão confiantes de que conseguirão entrar no mercado de trabalho.

É por isso que o +DINHEIRO conversou com a diretora de recursos humanos e marketing da Manpower Group, Márcia Almström, para saber o que fazer para aumentar suas chances de chamar a atenção de recrutadores e de outras empresas na hora de preencher o currículo, seja ele online ou digital.

Para Márcia Almström, o currículo é o cartão de visita do candidato e ao encaminhá-lo para uma seleção é preciso adotar certos cuidados para atrair o olhar do recrutador.

“A primeira informação deve ser os dados pessoais onde facilmente é possível contatar o candidato. Outra dica é ser explícito na descrição do objetivo de carreira, ou seja, diga objetivamente o que você espera alcançar em determinada área de atuação e função”, disse.

Poder de síntese

“Ao invés de tentar explicar ao longo do currículo toda a experiência profissional, é preferível resumir em cinco ou seis tópicos marcadores o perfil das empresas que você passou, o resultado alcançado e as competências seja na área técnica ou comportamental. Dessa forma, é possível identificar com facilidade o perfil do candidato que temos em mãos”, explica.

Destaque os resultados

A diretora de RH ressalta a importância do exercício de enfatizar os resultados ao invés das tarefas realizadas na organização. “Esse ponto merece atenção porque desperta a atenção do recrutador nos resultados que você (candidato) consegue alcançar e assim gera valor”, afirma.

Cuidados

Para especialista, o currículo ideal deve apresentar duas páginas, três ainda é tolerável e mais do que isso não. A linguagem e o formato de estilo deve ser levado em consideração porque reflete o comportamento do candidato. Cuidados gráficos são importantes, por exemplo, espaçamento do texto, palavras em negrito para destacar tópicos e a utilização de fontes padrões visando tornar a leitura agradável.

Ela enfatiza que esses mesmos cuidados devem ser aplicados no processo de entrevista por ser o momento de estabelecer empatia e construir vínculos.

Obter sucesso

“A preocupação com o conhecimento técnico é importante, no entanto o candidato se destaca no mercado de trabalho ao apresentar competências comportamentais, uma área cada vez mais demandada pelas organizações”, finaliza.

*Com informações da assessoria.

Publicidade
Publicidade