Publicidade
Cotidiano
Notícias

Desfile cívico estudantil deve reunir 15 mil alunos no AM

Estudantes fazem a festa, hoje, às 17h, no sambódromo, pelos 164 anos da elevação do Amazonas à categoria de Província 05/09/2014 às 14:05
Show 1
Semana da Pátria e do Amazonas foi aberta, segunda-feira, com a cerimônia do fogo simbólico e segue hoje com o desfile cívico dos estudantes de Manaus
Jessica vasconcelos ---

Aproximadamente 15 mil estudantes das escolas públicas, particulares e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais, participarão do desfile em comemoração aos 164 anos de independência do Estado do Amazonas, hoje às 17h, no Centro de Convenções, o sambódromo.

A coordenadora da Semana da Pátria da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc), Marinete Castro, a semana da Pátria, que teve que início na segunda-feira com a benção do fogo simbólico, e continua hoje pela manhã com homenagem póstuma a Tenreiro Aranha, na praça da Saudade, no Centro e à tarde com o desfile escolar, disse que a palavra de ordem é segurança. “Tudo foi planejado, acordado e mobilizado para que haja o fluxo das pessoas, de moradores e a segurança dos nosso estudantes e jovens que irão participar seja garantida”, disse Marinete.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) será representada por 600 alunos.Cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) terá um pelotão, além de fanfarras e porta-bandeiras.

O diferencial, neste ano, será a participação de estudantes da educação infantil. Durante esta semana, as escolas do município promoverão desfiles cívicos nos bairros em que estão localizadas, contemplando várias zonas.

Abertura

Durante abertura da semana em cerimônia realizada na Igreja de Nossa Senhora do Sameiro, na avenida Coronel Jorge Teixeira, estrada da Ponta Negra, Zona Oeste, o governador José Melo destacou a importância da família, dizendo que o tema da semana o faz refletir sobre os sentimentos importantes que são o amor pela bandeira e o amor pela pátria amada que é o Brasil. Melo também elogiou a escolha dos homenageados na Semana da Pátria. Este ano, o título de ‘Mulher Amazonense’ foi para a professora Maria Clice Marques; o ‘Vulto Estadual’ foi para o jornalista Eduardo Monteiro de Paula; e o ‘Vulto Nacional’, Aderson Pereira Dutra.

O ponto alto da cerimônia foi o momento em que o governador José Melo acendeu a pira, após a Corrida do Fogo Simbólico, cujo percurso foi da Igreja Sameiro até o Calçadão da Ponta Negra.

A tocha com o símbolo da Semana da Pátria foi conduzido por estudantes de escolas da rede pública do início até o final do percurso onde foi entregue ao Governador.

Da igreja do Sameiro, a pira cívica foi conduzida por militares do Corpo de Bombeiros até o complexo turístico da praia da Ponta Negra, onde permanece exposta até domingo.

Itinerários

Para o desfile cívico de hoje no sambódromo não haverá alterações de itinerário segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). A frota operante na área do evento, de 70 linhas, seguirá a programação dos sábados.O Manaustrans também atuará na organização do trânsito com um efetivo de 44 agentes. A avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. A Lóris Cordovil será dividida ao meio com grades, no trecho entre a avenida Constantino Nery e a rua Vivaldo Lima. Duas faixas ficam para o acesso dos estudantes ao sambódromo e as outras duas faixas para o fluxo de veículos. O acesso à área de estacionamento do sambódromo será realizado exclusivamente pela avenida Pedro Teixeira.

Publicidade
Publicidade