Detentos da Seap participam do Concurso de Redação da DPU
Neste ano, o sistema prisional do Amazonas teve um número recorde de participantes no certame. Desempenho dos reeducandos foi considerado excelente pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Reeducandos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) obtiveram excelente pontuação no 5° Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), cujo tema foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.
Neste ano, o sistema prisional do Amazonas teve um número recorde de participantes no certame, 255 inscritos entre apenados e servidores da capital e do interior. Desse total, 247 são de internos. Há dois anos, o concurso foi aberto ao público carcerário. Em 2017, foram 82 inscritos, e, no ano passado, 74.
Gilmar Graciano Alves Pimentel Júnior e Alexandre dos Santos Souza, ambos da primeira fase do Ensino Médio da Educação para Jovens e Adultos (EJA), ficaram em 1° e 2° lugares, respectivamente, com pontuação acima de 99. Adriano Pereira dos Passos, da fase Fundamental do EJA, ficou em 3° lugar, com 97,36 pontos. Todos são reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).
Preparação
A professora Ivani Paiva da Silva, da Escola Estadual Giovanni Figliuolo, que fica dentro das unidades prisionais, falou da preparação dos reeducandos para esse concurso. “A preparação é baseada nos conteúdos que temos. A Coordenadoria orienta a direção da escola a nos oferecer material para dar ênfase nas aulas de redação. A partir daí, usamos temas atuais já utilizados”.
O bom resultado se reflete em outras provas e traz contentamento para a professora. “Eu vejo esse resultado com grande satisfação, os alunos que estão matriculados na escola, sempre dão bons resultados também no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem/PPL)”, pontuou Ivani.
Premiação
Os três servidores com melhor pontuação ganharão uma câmera digital e os três melhores colocados da categoria reeducandos do sistema prisional, um alto-falante. Além disso, todos os internos participantes do certame receberão o Certificado de Participação assinado pela DPU e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Governo Federal, atestando 12 horas de atividades de leitura e escrita para fins de remição de pena.
A lista com o resultado pode ser conferida no endereço eletrônico (clique aqui).