Sábado, 20 de Julho de 2019
Notícias

Detran-AM inaugura em Manaus novo parqueamento com 9 mil vagas para veículos apreendidos

O local possui 20 mil metros quadrados e tem endereço na avenida Cosme Ferreira, no Distrito Industrial 2, Zona Leste



1.gif Mais de mil veículos foram levados para o novo parqueamento do Detran. Falta agora transferir outras quatro mil motocicletas
24/03/2014 às 22:45

A partir desta segunda-feira, os veículos que forem apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am) serão levados para o novo parqueamento do órgão, localizado na avenida  Cosme Ferreira, no Distrito Industrial 2, Zona Leste. O local possui 20 mil metros quadrados e vagas para 9 mil veículos.

Segundo o presidente do Detran, Leonel Feitoza a partir da próxima semana as pessoas que forem até o órgão na avenida Mário Ypiranga poderão estacionar no local, que disponibilizará 500 vagas. Ainda segundo o presidente a decisão de mudar o parqueamento foi tomada para oferecer maior comodidade à população.

“Em alguns locais próximo ao Detran as pessoas pagavam R$ 8 por hora, com o estacionamento do próprio órgão esse valor absurdo vai parar de ser cobrado”, disse o presidente. Conforme Leonel, o novo parqueamento é sinalizado e de fácil acesso para os usuários que forem resgatar seu veículo, possui sistema de segurança com câmeras e cerca elétrica, além de estar sendo providenciada cobertura para todos os veículos.

O presidente diz que mil carros foram transferidos para o local e as quatro mil motocicletas serão transferidas até o final da semana.

Lei seca

Durante o anúncio do novo endereço do parqueamento, Leonal Feitoza apresentou também o balanço de um ano da lei seca. No período, foram apreendidos 6.231 mil veículos, desse total 3.758 mil foram motocicletas, 2.295 carros e 178 veículos pesados. “Cinco mil foram liberados, o  restante aguarda a retirada pelos donos”, acrescentou o presidente.

Segundo Leonel Feitoza, durante o ano foram aplicadas 2.985 mil multas por embriaguez e isso representa 249 multas por mês.

Sem CNH

Além das multas, foram flagrados 5.236 motoristas dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O agravante desses dados é o aumento no número de menores de idade pegos dirigindo: foram aproximadamente 2 mil adolescentes.

Hoje o órgão está com 2.030 mil processos de suspensão e cassação em andamento, alguns desses processos são dos pais dos menores encontrados dirigindo.

“A maioria dos menores encontrados dirigindo é porque os pais deram o veículo, portanto a punição é para os pais que permitem que isso aconteça. Existe casos que os pais dão o veículo para o filho ir para a escola porque não querem deixar o adolescente na escola. Os pais também precisam ser conscientes”, acrescentou Leonel Feitoza.

De janeiro de 2012 até março de 2013 foram 52 mortes no trânsito. Segundo o presidente do Detran, de março de 2013 até março deste ano foram 37 mortes no trânsito uma redução de 28 % . “Houve uma redução, mas sabemos que estamos longe do ideal, pois o que queremos é poder dizer que não houve nenhuma morte motivada por acidente de trânsito”, disse.

Sobre a reforma do Centro de Treinamento, no bairro Santa Etelvina, o presidente disse que o processo está em fase de licitação para o início das obras.

Shopping

A partir do próximo mês as pessoas também poderão contar com um posto de Detran dentro do Amazonas Shopping. A vantagem, segundo Leonel Feitoza, é que o posto funcionará no horário do shopping. De acordo com o presidente, todos os serviços do órgão poderão ser realizados no posto.

Em números

Em números, 35% do total de 5.236 mil  motoristas pegos dirigindo embriagados foram menores de idade segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito. Para o presidente do órgão os dados são alarmantes e merecem atenção dos pais.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.