Publicidade
Cotidiano
Notícias

Detran-AM oferece oportunidade de regularização para mototaxi, motofrete, condutores escolar e de veículos de emergência

Os cursos especializados obrigatórios destinados a mototaxistas e a motofretistas têm duração de duas semanas, com carga horária total de 30 horas, das quais 25 teóricas e cinco com caráter prático. 06/02/2013 às 17:57
Show 1
Mototaxistas terão a chance de se regularizar
acritica.com Manaus (AM)

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), está oferecendo curso especializado de mototaxi, motofrete e de condutores de veículos de emergência e de transporte escolar oportunizando a regularização, para que possam exercer suas atividades em acordo com a legislação e normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, o objetivo é capacitar todos os condutores que trabalham no atendimento de emergência, que conduzem viaturas de resgates, no transporte de passageiros e na entrega e distribuição de produtos, para que eles possam dirigir com o máximo de segurança possível, oferecendo atendimento de qualidade a população.

Os cursos especializados obrigatórios destinados a mototaxistas e a motofretistas têm duração de duas semanas, com carga horária total de 30 horas, das quais 25 teóricas e cinco com caráter prático. O último curso para motofretista foi realizado no período de 14 a 23 de janeiro e o de mototaxistas começou no dia 28 de janeiro e termina no dia 6 de fevereiro. Também durante as duas últimas semanas de janeiro, mais duas turmas de condutores de veículos de emergência concluíram o curso de especialização.

No caso dos motofretistas, de acordo com Mônica Melo, a procura ainda é pequena, mas o órgão está pronto para oferecer novas turmas, sempre que houver demanda. Em relação aos mototaxistas, segundo a diretora-presidente do Detran-AM, mais 3.500 já concluíram o curso especialização realizado pelo órgão.

Sobre os condutores de veículos de emergência, somente em 2012, o órgão formou cerca 300 condutores de veículos de emergência, a maioria delas formadas por servidores municipais, recém aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e que vão trabalhar no Serviço Móvel de Urgência (Samu). Os restantes dos formandos são condutores que já estavam atuando na atividade, mas necessitavam concluir o curso para se credenciar à exercer a atividade, conforme prevê a legislação.

Novos cursos

Melo informa que novos cursos já estão programados para o mês de fevereiro. “Estamos preparados para atender a demanda que surgir. Nosso objetivo é oportunizar a esses profissionais a regularização em conformidade com a legislação, para que possam continuar trabalhando”, destaca.

Para a formação, os condutores receberam aulas teóricas e práticas. Na prática são abordados fundamentos de noções de relacionamento pessoal, direção defensiva, legislação de trânsito. As aulas práticas são de direção emergencial, onde os condutores realizam balizamento, condução e manobras de estacionamento.

Para obter informações sobre a oferta de cursos de especialização para mototaxi, motofrete, condutores escolar e de veículos de emergência, os interessados devem acessar o site do Detran-AM ( www.detran.am.gov.br), ou manter contato com a ouvidoria pelo telefone 3642-4034, ou ainda, enviar email para ouvidoria@detran.am.gov.br ou procurar diretamente a gerência de Habilitação do Detran-AM, localizada na sede do órgão que fica na avenida Umberto Calderaro Filho, zona centro-sul.


Publicidade
Publicidade