Domingo, 16 de Junho de 2019
AÇÃO

Detran-AM realiza mais de 1.500 atendimentos no 'Amazonas Presente'

Foram realizados serviços relacionados ao processo de licenciamento de veículo e habilitação, incluindo o atendimento médico-psicológico e ações educativas



Capturar_A6F2BDDF-0CFC-4B8A-BCAC-6FCE7E88A7B5.JPG
25/05/2019 às 09:29

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 1561 atendimentos durante a primeira edição do programa Amazonas Presente. Foram realizados serviços relacionados ao processo de licenciamento de veículo e habilitação, incluindo o atendimento médico-psicológico e ações educativas em escolas municipais. O programa foi lançado pelo governador Wilson Lima, em Parintins, na última quarta-feira (22). 

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, delegado Rodrigo de Sá, o programa ajudou a atender uma demanda reprimida do município. “É um projeto inovador, nunca foi feito isso no Estado do Amazonas. Estamos caminhando para que a gente possa ofertar vias mais seguras para a população e promover educação no trânsito, levando cidadania”, completou Sá.

Dos 1.561 atendimentos realizados, 1.032 foram serviços relacionados a veículos e e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os atendimentos foram realizados em uma embarcação, onde também ocorreram ações do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM).

A Gerência de Educação do Detran-AM realizou palestras educativas para 529 estudantes do segundo ano ao quinto ano do Ensino Fundamental. As ações educativas ocorreram nas escolas Lila Maia, Charles Garcia, Beatriz Maranhão, Mercia e Guajarina Prestes. 

O professor parintinense, Ronisson de Souza Teixeira, parabenizou a iniciativa do programa e falou sobre as principais dificuldades enfrentadas ao buscar um serviço na capital. 

“A questão do deslocamento para ir para a capital requer um pouco da questão econômica e esbarra em situações, por exemplo, de localização, circulação, e tudo é um custo. Quando vem o serviço itinerante da metrópole para beneficiar o povo Parintins, isso é gratificante. Isso facilita. Vim trazer meu filho pra tirar a carteira dele B e D, o que também pode ser uma oportunidade de emprego”, disse.

Sinalização viária

Seguindo a programação de ações dentro do programa Amazonas Presente, o Detran-AM fez um levantamento de dados nos municípios de Barreirinha e Nhamundá. O objetivo é a elaboração de projetos de sinalização viária, vertical e horizontal, para essas cidades. Os projetos serão entregues aos prefeitos desses municípios para que eles possam implementar a sinalização.

Após essas duas cidades, o município de Boa Vista do Ramos, também na região do baixo Amazonas, será a próxima localidade para a qual a instituição irá desenvolver um projeto de sinalização.

Amazonas Presente

O programa visa levar os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais para mais próximo da população dos 61 municípios do interior. Durante a ação itinerante, em cada sub-região do estado, o governador monta um gabinete provisório. Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas, foram os primeiros municípios a receber as ações do programa, que iniciaram na quarta-feira (22) e seguiram até esta sexta-feira (24).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.