Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Notícias

Dezenove estudantes da rede pública estadual do AM irão fazer intercâmbio no Canadá

Os estudantes selecionados fazem parte da primeira turma do programa e terão acesso a uma ampla programação que visa aprimorar os conhecimentos na língua inglesa



1.jpg Tyfany se formou no Colégio Amazonense Dom Pedro, na Zona Central de Manaus em 2015 e é uma das selecionadas do Programa Amazonas Bilíngue
04/03/2016 às 14:07

Apaixonada por idiomas, o imaginário da estudante Tyfany Barbosa de Souza, de 17 anos, pairava sobre o sonho de exercitar o inglês, além de conhecer outros países de paisagem da América do Norte. Tyfany se formou no Colégio Amazonense Dom Pedro, na Zona Central de Manaus em 2015 e é uma das selecionadas do Programa Amazonas Bilíngue. Nesta madrugada, ela e outros 18 alunos selecionados da rede pública estadual partiram para o Canadá, onde participarão de intercâmbio educacional por duas semanas.

“A emoção é duplicada, eu sou apaixonada pelo Canadá, principalmente pela qualidade de vida que o País oferece. A oportunidade é incrível e estou muita grata pela conquista”, celebra Tyfany, que ficou na 13° colocação na lista dos alunos aprovados e viaja pela primeira vez para o exterior.

Os estudantes selecionados fazem parte da primeira turma do programa e terão acesso a uma ampla programação que visa aprimorar os conhecimentos na língua inglesa. “Fazer um intercâmbio no exterior é uma experiência impar, que através da imersão em outro idioma e cultura só traz benefícios profissionais e pessoais”, destaca a estudante.

Quem também estava ontem com as malas prontas para a viagem era o estudante Sylvio Nascimento Batista, 18, que estudava na escola estadual Ruy Araújo. Ele ficou na 17° colocação. “Tem um ano que estamos nos preparando para essa viagem, entre documentos e malas, estamos todos maravilhados com essa oportunidade única”, disse o estudante, que está no primeiro período de Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam).

De família simples, Sylvio sempre estudou em escola pública e diz que não conseguiria arcar financeiramente com os custos de um intercâmbio estudantil. Além dele, Tyfany também declara não ter condição de pagar a viagem. “Cheguei a pesquisar e os valores eram muito altos. Na época custava 24 mil e hoje certamente deve estar mais caro. Não sei quando teria dinheiro para custear tudo”, observa.

‘Corujice’

A mãe da estudante, a dona de casa Jaqueline Barbosa de Souza, 38, está ansiosa com a viagem da filha e acredita que a experiência dará outra visão do mundo. “Meu coração está apertado como de toda mãe nesse momento, mas torço sempre pela felicidade da minha filha. Sei da importância dessa oportunidade na vida dela, pois o mercado de trabalho esta competitivo. Além disso, ela se tornou um exemplo e referencial para os irmãos mais novos”, disse. Jaqueline é apontada por Tyfany como principal incentivadora para terminar o curso, que durou aproximadamente dois anos.

Programa iniciou em 2013

Lançado no dia 20 de abril de 2013, o programa Amazonas Bilíngue é um curso de língua inglesa com duração de dois anos, direcionado a estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio matriculados em escolas estaduais de Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Iranduba, Novo Airão e Manacapuru.

Com um total de 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico, o curso tem como objetivo viabilizar a formação e capacitação de futuros profissionais que poderão atuar no segmento do turismo e no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Alunos tiveram as melhores notas

Os estudantes selecionados tiveram a maior nota na prova de proficiência de língua inglesa ao final do programa Amazonas Bilíngue e, como parte das atividades do curso, foram submetidos ao Key English Test (KET) - Cambridge English Exams, uma das qualificações internacionais mais valorizadas do mundo.

Participaram do exame todos os 200 alunos com as melhores médias, alcançadas durante os dois anos de curso e com frequência acima de 80% da quantidade de aulas ministradas. A partir do exame de proficiência, 19 estudantes com os melhores resultados foram selecionados para participarem da viagem acadêmica ao Canadá. “A prova foi bem cansativa porque foi por etapas, na prova escrita tive facilidade, mas na oral senti que estava nervoso. Fiquei surpreso e satisfeito com o resultado”, disse Sylvio.

Programação

Nas primeiras horas de hoje, os alunos seriam recepcionados pelo Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, e pelo embaixador do Canadá no Brasil, Ricardo Sabone, no aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, para o embarque ao Canadá.

De acordo com Rossieli Silva, o intercâmbio é uma oportunidade ímpar para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação do programa. “Com esta viagem educacional, estamos proporcionando aos nossos alunos uma oportunidade ímpar de vivenciar a cultura de outro País, além de possibilitar a eles uma ampla programação, na qual eles farão uso dos conhecimentos adquiridos no programa Amazonas Bilíngue e poderão aperfeiçoá-los durante as inúmeras atividades educativas e culturais planejadas”, ressaltou o secretário.

Em Toronto

Durante a viagem acadêmica, os estudantes, acompanhados por uma equipe de profissionais, participarão de um curso de nivelamento na escola Global Village, localizada na cidade de Toronto. Ao término do curso, os alunos farão um teste de nivelamento, que avaliará o nível de conhecimento deles na língua inglesa.

A programação incluirá ainda visitas a alguns dos principais pontos turísticos da cidade, tais como: a Galeria de Arte de Ontário (Art Gallery of Ontario), o mercado público de Toronto (St Lawrence Market), Shopping Toronto Eaton Centre, Museu Real de Ontario (Royal Ontario Museum). Será um momento para que eles também possam interagir com a população do Estado canadense.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.