Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Tradição

Dia de Reis é festejado nesta sexta; veja como amazonenses se preparam para a festa

Conforme os cristãos, os relatos dos três reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar, estão presentes na Bíblia Sagrada relatado pelos evangelistas. A história diz que quando Jesus Cristo nasceu, os três reis foram guiados por uma estrela no oriente que os levou até a gruta onde se encontrava a criança e os ofereceram ouro, incenso e mirra



diadereis1.JPG
Em Manaus, há famílias que por devoção aos reis e por conhecer as promessas e tradições da festividade continuam a celebração de Dia de Reis / Fotos: Reprodução
06/01/2017 às 05:00

O Dia de Reis, que é comemorado neste 6 de janeiro, é uma das tradições portuguesas que chegou ao Brasil na época da colonização. A festa da folia se inicia no dia 24 de janeiro e deve se encerrar hoje, mas como muitas tradições, a festividade também tem sido esquecida com o tempo. Por causa disso, a Igreja Católica que considera hoje como um dia santo, transfere a celebração de dia de reis para o domingo, que também é conhecido como "Epifânia do Senhor".

Conforme os cristãos, os relatos dos três reis magos Belchior, Baltazar e Gaspar, estão presentes na Bíblia Sagrada relatado pelos evangelistas. A história diz que quando Jesus Cristo nasceu, os três reis foram guiados por uma estrela no oriente que os levou até a gruta onde se encontrava a criança e os ofereceram ouro, incenso e mirra.

Em Manaus, há famílias que por devoção aos reis e por conhecer as promessas e tradições da festividade continuam a celebração de Dia de Reis. É o caso da família da assistente social Ana Bezerra,63. Nos últimos oito anos, ela sempre realiza um jantar especial na data. Além da família, amigos e conhecidos também fazem parte deste momento de celebração.

“Tradicionalmente, os reis representam fartura. Inicio os preparativos um dia antes, com uma mesa com frutas cristalizadas, pipocas, nozes e demais comidas que destinam ao Dia de Reis. No dia seguinte, um dos pratos de fruta coloco para os pássaros e outros dou para as pessoas das quais eu gosto, como partilha, e em seguida preparo o jantar de reis para minha família”, explica.

Antes da tradicional ceia de reis, os amigos, familiares e conhecidos de Ana participam de uma missa em ação de graças pelas festividades do Natal. “Antes, todos são convidados a participar de um momento de graças, oração e partilha da palavra de Deus e da Eucaristia. Depois que rezamos, além do jantar, fazemos diversas brincadeiras da época, até desfile de reis. Há bingos e entrega de brindes e temos uma tradição do bolo de reis, onde quem pega o pedaço com a prenda fica responsável em elaborar o bolo do ano seguinte”, contou a assistente social.

Data tem significado abrangente, ressalta padre

O padre Luiz Gonzaga de Sousa explica que o Dia de Reis tem um significado ainda mais abrangente. “Esta é uma manifestação que Jesus Cristo não veio só pra salvar os judeus, porém a toda a humanidade. Os reis magos vieram de outros orientes e, assim, se reforça a teoria do da salvação da humanidade. Jesus é a salvação de todos os povos. A humanidade é representada pelos reis”, disse.

Com 46 anos de sacerdócio e 74 anos de vida, padre Sousa, como ele é conhecido, explica que o dia também é considerado uma data santa para a igreja. Por causa da importância, a igreja católica transfere a solenidade para o domingo seguinte. “Os reis eram estudiosos da astrologia, e foram guiados pela estrela diferente que brilhou no céu. Uma demonstração muito bonita da história; somos a humanidade escolhida para ser salva por Jesus, por isso que é festa. A festa de Natal que continua e segue até o domingo seguinte, quando celebramos o batismo de Jesus”, completou.

Curiosidade
Conforme o padre Luiz Gonzaga de Sousa, todos os enfeites de Natal devem ser guardados no domingo em que a igreja católica celebra o batismo de Jesus Cristo. O padre contou que na Região Norte não há tanto o costume de celebrar o Dia de Reis, mas a tradição é bem presente no interior de Minas Gerais, onde há até a festividade da bandeira do divino.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.