Publicidade
Cotidiano
Notícias

Dia Nacional da Coleta de Alimentos pretende arrecadar 8 toneladas de alimentos em Manaus

As arrecadações de alimentos não perecíveis irão beneficiar mais de 160 entidades cadastradas por meio do banco de alimentos Mesa Brasil Sesc-AM 08/11/2013 às 22:11
Show 1
Voluntários recebem as doações durante a campanha
Jaíze Alencar Manaus (AM)

A 6ª edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, será realizada neste sábado (9), a Organização Não Governamental (ONG) Companhia das Obras do Brasil (CDO), é responsável pela ação nacional, realizada desde 2006, e reúne voluntários para doar alimentos nas várias cidades das regiões brasileiras através de parcerias com supermercados e Bancos de Alimentos.

De acordo com a coordenadora local do evento Neide Negreiros, os alimentos serão doados ao banco de alimentos Mesa Brasil Sesc-Am, que distribuirá as arrecadações as mais de 160 entidades cadastradas para serem beneficiadas.

Em Manaus a entidade pretende melhorar os resultados obtidos no ano passado, que de acordo com Negreiros foi bem atípico. “No ano passado poucas pessoas tomaram conhecimento da ação, tivemos poucos supermercados participando e poucos voluntários, e a arrecadação foi de duas toneladas de alimentos, queremos ampliar esses números”, disse.

Para o sucesso da campanha, foram recrutados quase 600 voluntários para atuarem nos supermercados convidando os clientes a doarem os alimentos, controlando e estocando as doações ou transportando e entregando os mesmos aos bancos de alimentos.

Os voluntários se revezarão em quatro turnos com duração de três horas cada um e atuarão divididos em três equipes.

Após o encerramento da campanha, o banco de alimentos Mesa Brasil, realizará a separação dos alimentos e a distribuição às instituições, procedimento que dura em média de 15 a 30 dias.

Empresas e pessoas também podem patrocinar o Dia da Coleta de Alimentos em Manaus, com aportes financeiros e recursos para cobrirem despesas com material de comunicação, organização e divulgação, além de outros tipos de doações que podem ser entregues diretamente às instituições.

Instituições aguardam a demonstração de solidariedade

O Abrigo Moacyr Alves, localizado no bairro Alvorada 1, Zona Centro-Oeste é uma das instituições cadastradas para receber os alimentos arrecadados durante a campanha.

Atualmente a instituição abriga 58 crianças e adolescentes com deficiência e os que já ficaram adultos e que não têm para onde ir.

A coordenadora de eventos e doações do abrigo, Corina Amaral afirma que a entidade necessita diariamente das doações da sociedade, não só durante a campanha que acontece em um dia, e sim durante todo o ano. “Todos os dias nós consumimos aproximadamente dez quilos de arroz, seis de feijão, dez pacotes de macarrão, além disso, precisamos dos complementos, como carne, frango e peixe, sabemos que essas doações são importantes, e convidamos as pessoas a doarem também os perecíveis”, disse. 

Como participar do dia Nacional de Coleta

A Coleta de Alimentos, em todo o país, acontecerá no dia nove de novembro. Em Manaus, as doações poderão ser feitas em 11 supermercados, de 8h30 às 20h30. Supermercado DB Dom Pedro, Ponta Negra, Paraíba, Distrito (Japiim), Nova Cidade, Plaza Shopping; Carrefour Adrianópolis, Flores, Ponta Negra. Atacados Atack Coroado, Zona Leste, Cidade Nova, Zona Norte.

No ano de 2012 o evento somou 109 toneladas de alimentos arrecadados em 50 cidades do país, desse total, Manaus arrecadou duas toneladas. Em 2013, a expectativa de arrecadação é de 8 toneladas de alimentos e a participação de 600 voluntários. Abrigo Moacyr Alves, Casa Vhida, Mamãe Margarida, Fundação Dr. Thomás e Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos são algumas das instituições beneficiadas. 

Doações podem ser de: achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, macarrão, feijão, óleo, farinha de milho, trigo, farinha de mandioca, enlatados (milho, ervilha,seleta, sardinha, molho de tomate).

Outras doações podem ser feitas no Mesa Brasil do Sesc pelo contato: (092) 9171-4333.


Publicidade
Publicidade