Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Arte e Cultura

‘Diário das Marias’ leva conscientização através da arte para bairros altos índices de feminicídio

Cidade de Deus e Vila da Prata vão ser os primeiros bairros a receber a peça teatral que aborda violências contra a mulher



24d3abb8-a694-48be-a21c-315013b35a2b_0C99BFEB-311C-49C5-8268-D20113732BC1.jpg Foto: Divulgação
30/07/2021 às 13:46

A Casa de Artes Trilhares inicia na próxima segunda-feira (2) a circulação do ‘Diários das Marias’. A peça teatral vai alcançar presencialmente bairros com índices altíssimos de feminicídio. O circuito vai iniciar nos bairros Cidade de Deus e Vila da Prata.

Ao todo, 10 bairros de Manaus, serão contemplados ao longo dos 5 domingos de Agosto, com 2 sessões. A programação completa foi carinhosamente chamada de ‘‘Diário de Todas Nós’ e é composta pela apresentação do espetáculo ‘Diário das Marias’, roda de conversa e oficinas para mulheres. 



O objetivo do projeto é trabalhar o empoderamento, a escuta e o acolhimento do público alvo, que são mulheres em vulnerabilidade.  Para Rafaela Margarido, coordenadora do projeto, houve muita preparação e espera para que acontecesse a circulação.

“A gente esperou muito pra começar por conta da pandemia. É um projeto que nós poderíamos ter feito em formato virtual, mas, para nós é tão importante chegar nessas comunidades, olhar nos olhos dessas mulheres, conversar e principalmente ouvir”, salienta. 

A coordenadora explica que apesar de seguir todos os protocolos de segurança exigidos, haverá um cuidado extra tanto com os artistas quanto com o público. “Ainda não é do jeito que a gente quer. Vamos colocar várias restrições como quantitativo de público. Vamos em locais escolhidos pela associação do bairro selecionar, que vai indicar algumas mulheres para participar. Podem ser de 20 a 50 mulheres dependendo do espaço reservado”, explica. 

Rafaela lembra que a pandemia mostrou que falar e atentar sobre a violência contra as mulheres é um assunto urgente e necessário. Para acompanhar os próximos bairros e ter mais informações bastar seguir a companhia no instagram.com/ciatrilhares/

O Projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) por meio da Deputada Alessandra Campelo. Todas as apresentações serão acompanhadas de uma intérprete de libras

Ficha Técnica:
Elenco: Davilla Holanda, Giese Santos, Thay Liartes, Ananda Guimarães e Samanta Leite 

Dramaturgia, direção e sonoplastia : Pricilla Conserva 

Direção de Produção: Rafaela Margarido 

Equipe audiovisual: Cara de Gato Filmes 

Iluminação: Leo Margarido 

Produção: Miqueias Barbosa

Intérprete de Libras: Carol Sena

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.