Publicidade
Cotidiano
Notícias

'Disk Defensoria 129' oferece orientação jurídica para a população do Amazonas

Seis servidores formados em direito irão orientar o cidadão quando ele precisar de informações sobre como seguir em um caso e quais os documentos necessários que precisará levar no dia em que for ao órgão pessoalmente 16/02/2016 às 16:04
Show 1
O Disk Defensoria já está funcionando, basta ligar para 129
Isabelle Valois Manaus (AM)

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) lançou na manhã desta terça-feira (16) o novo serviço de atendimento ao cidadão, o Disk Defensoria 129, que iniciará o atendimento a partir das 8h desta quarta-feira (17). Este será um novo canal que irá facilitar a comunicação e orientação com a população tanto da capital como também no interior do Estado.

Para este início de serviço, a DPE-AM disponibilizará seis servidores formados na área de direito que irão orientar o cidadão quando ele precisar de informações sobre qual defensoria deve seguir com o caso e quais os documentos necessários que precisará levar no dia em que for ao órgão pessoalmente.

“O 129 é um número que a Anatel disponibilizou para todas as defensorias do Brasil. O Disk Defensoria é um serviço muito importante, pois tende aperfeiçoar o atendimento inicial do cidadão que necessita do serviço da defensoria pública. Antes de se deslocar para ser atendido, terá informações básicas e do local certo informado por nossos atendentes. Com esse serviço, acredito que vamos diminuir o problema das filas, agilizar os atendimentos e até solucionar questões que às vezes precisa de uma mera informação”, reforçou o defensor público-geral, Ricardo Trindade.

Por enquanto o atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A central do Disk Defensoria se encontra na sede administrativa, localizada na rua Maceió, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul.

“Pretendemos no futuro realizar o agendamento do atendimento tudo via do Disk Defensoria. Primeiro precisamos verificar como vai prosseguir os primeiros dias de funcionamento, mas estamos focados em melhorar o serviço”, garantiu o defensor.

Outro projeto de melhoria prevista para o Disk Defensoria será conseguir programar o atendimento no período de 24 horas por dia. “Vamos realizar um levantamento do atendimento e vamos ampliar conforme a demanda, mas reforço que a importância realmente é expandir o serviço.

O número 129 é disponibilizado gratuitamente a qualquer cidadão. O defensor público-geral informou que a linha está programada para receber um número alto de demanda. Além de informações, o Disk Defensoria também servirá para realizar qualquer tipo de denúncia ao órgão. “Todas as denúncias serão registradas e encaminhadas para a corregedoria geral que certamente irá apurar e assim também o serviço servirá como meio de correção das principais falhas que há até mesmo na defensoria”, reforçou.

Um ano de trabalhos

Todo o processo de implantação do 129 Disk Defensoria foi implantado no período de um ano. Nos dois últimos meses a Defensoria do Amazonas tem realizado todos os teste para apresentar um serviço de qualidade ao cidadão.

Demanda

A maior demanda da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) está na área da família, depois na área criminal e por último na área civil.

Publicidade
Publicidade