Sábado, 24 de Agosto de 2019
Notícias

Disputa por liderança da AAM pode provocar 'racha' entre governistas

Eleição para presidência da Associação Amazonense de Municípios coloca Omar Aziz e Eduardo Braga em lados opostos



1.jpg Falta de saneamento básico dos municípios aparece como um dos sérios problemas a ser enfrentados pelos gestores
14/02/2013 às 08:33

O PSD do governador Omar Aziz e o PMDB do senador Eduardo Braga travarão nova queda de braço “simbólica” na disputa pelos espaços de poder no Estado. A cadeira da vez é a de presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) cuja eleição para o biênio 2013-2014 será no mês de março. A nova disputa tem um terceiro elemento: o apoio declarado do prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), adversário político de Braga, ao candidato do PSD.

Os dois candidatos que vão se enfrentar pelo comando da AAM são o ex-prefeito de Manaquiri Jair Souto (PMDB) e o prefeito de Juruá, Tabira Ferreira (PSD). Simbolicamente, o PSD já desbancou o PMDB em outros redutos. O primeiro foi na presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), que é comandada pelo partido de Omar desde 2010: primeiro com Ricardo Nicolau (PSD) no posto de presidente e agora com o deputado Josué Neto (PSD).

O segundo posto que o PSD de Omar destituiu o PMDB foi o de partido com maior número de prefeitos no interior. A sigla criada um ano antes das eleições 2012 e que recebeu uma debandada de políticos, elegeu prefeitos em 24 dos 61 municípios do interior do Amazonas. O PMDB de Braga ficou com 17 prefeituras e o título de segundo partido com maior número de prefeitos eleitos.

Chegou a vez da AAM. É o que garante o prefeito de Juruá, Tabira Ferreira, ao dizer que acredita na vantagem em relação ao candidato do PMDB por ter o apoio do governador Omar Aziz. “Ninguém é candidato de si próprio. Sou candidato de um grupo de prefeitos, que lançaram o meu nome. Pertenço ao partido do governador Omar Aziz. Estive com o governador, que me deu total apoio para disputar a presidência da associação”, declarou Tabira em entrevista a A CRÍTICA.

O prefeito de Juruá diz que já recebeu declaração de apoio de 33 prefeitos do Amazonas, incluindo o do prefeito de Manaus, Artur Neto. “Ter o apoio do prefeito de Manaus é muito valioso”, afirmou. Tabira diz também que já recebeu apoio nessa disputa da maioria dos deputados federais e de alguns deputados estaduais. “Já temos o apoio do presidente da ALE-AM, Josué Neto, e dos deputados federais Carlos Souza (PSD), Átila Lins (PSD), Silas Câmara (PSD), Henrique Oliveira (PR), Luiz Fernando Nicolau (PSD) e Sabino Castelo Branco (PTB). Ainda não falei com o senador Eduardo Braga, mas ainda vou procurá-lo”, avisou.

No entanto, para a eleição de março, Tabira não faz segredo sobre o apoio que considera mais valioso: o do governador Omar Aziz: “Tenho amizade pessoal com o governador que está fazendo um excelente trabalho. É um dos melhores governadores dos últimos tempos na avaliação dos prefeitos do interior. Ele tem cumprido todas as promessas de campanha e atende com educação e respeito as lideranças dos municípios”, declarou.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.