Domingo, 13 de Outubro de 2019
Notícias

Distribuição de 1,2 milhão de preservativos será realizada durante o Carnaval, no Amazonas

Durante o momento momesco do Estado será distribuído essa quantidade de camisinhas nos bailes, bandas e nos desfiles das escolas



1.gif Governo vai mobilizar diversos órgãos e entidades parceiras para garantir a distribuição eficiente dos preservativos
04/02/2015 às 10:33

A campanha de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), que acontece no período carnavalesco, vai contar com a distribuição de 1,2 milhão de preservativos em todo o Estado, segundo informou a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD).

A campanha está sendo executada por meio de parceria entre vários órgãos governamentais – principalmente as secretarias municipais de Saúde – e também entidades não governamentais.

“Além de estarem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios, os preservativos serão distribuídos nas ações de rua que estarão sendo realizadas durante os principais eventos de bandas e blocos e nos ensaios e desfiles de escolas de samba”, informou a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim.

A diretora destacou que a importância do uso do preservativo nas relações sexuais está mais uma vez sendo reforçada pelo Ministério Saúde, como a melhor forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Na semana passada, por ocasião do lançamento da campanha de prevenção para o Carnaval, o ministério divulgou dados de uma pesquisa apontando que a maioria dos brasileiros (94%), sabe desta importância, ainda assim, 45% da população sexualmente ativa do País não usaram preservativo nas relações sexuais casuais. “É um dado muito preocupante, que tem reflexos no aumento no número de casos das DSTs e de pessoas com HIV positivo”, ressalta a diretora Graça Alecrim.

Outra questão que a campanha deste ano busca reforçar é a realização dos chamados testes rápidos, para o imediato início do tratamento, nos casos de diagnóstico positivo. “Estes testes – para Sífilis e HIV – estão disponíveis na rotina de atendimento da FMT, na Fundação Alfredo da Matta, em Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior do Estado”, ressaltou a diretora.

De acordo com a coordenadora estadual de DST /Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima, nos últimos quatro anos, o Estado conseguiu ampliar bastante a rede de acesso ao diagnóstico, por meio dos testes. “Até 2010, 37% do interior tinha teste rápido para HIV e, na capital, apenas 6 Unidades realizavam o diagnóstico da infecção pelo HIV. Em 2014, esse número deu um salto para 100% do interior recebendo e aplicando a testagem rápida. Na capital, já são 62 Unidades realizando o teste”, informa Silvana.

Estatística

O Amazonas registrou, em 2014, 1.176 novos casos Aids. Considerando a série histórica do período entre 1986 a 2014, o Estado já registrou 11.072 casos da doença. Manaus concentra o maior número de casos notificados, seguida de Tabatinga, Parintins, Tefé, Itacoatiara e Coari.

Campanha destaca a prevenção

A campanha de prevenção às DST/Aids deste ano tem como slogan: “Carnaval com alegria é com camisinha”. Desde o dia 23 de janeiro a distribuição de preservativos vem acontecendo nos ensaios das escolas de samba. No último dia 31, o trabalho começou a ser feito nas festas promovidas por blocos e bandas em várias partes da cidade. No dia 7, por exemplo, a atividade acontecerá durante a festa das Bandas da Bica e da Difusora, no Centro; no dia 8, será a vez da Banda do Boulevard; no dia 12, haverá uma ação na área da Manaus Moderna; no dia 13, as equipes visitarão o camelódromo da av. Epaminondas; no dia 16, as atividades acontecem durante a Banda das Pererecas, na Lagoa Verde. “As instituições parcerias também estarão atuando nos três dias de desfiles no Sambódromo e, ou seja, nos dias 12, 13 e 14 e, ainda, no dia 15, quando ocorre no local a festa do Bloco das Piranhas”, acrescentou Silvana Lima.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.