Sábado, 16 de Outubro de 2021
Dia 1

Do nervosismo ao otimismo: candidatos de todo Brasil participam do 1ª dia de provas do concurso do TCE-AM

Mais de 15 mil pessoas participam do concurso em busca de um cargo público. Segundo etapa será no dia 25 de agosto



WhatsApp_Image_2021-08-18_at_13.04.52_4C7AEF23-A9EE-4CFD-A6BD-195FED005312.jpeg Foto: Gilson Mello
18/08/2021 às 13:26

De muito estudo e de preparo foi marcado a primeira etapa do concurso do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizado na manhã desta quarta-feira, 18, em Manaus. Os concurseiros finalizaram a prova por volta das 12 horas.

Grande parte dos candidatos que prestaram o certame vieram de diferentes Estados, como Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, entre outros.

"Foi uma prova na quarta-feira, dia atípico e aí se torna um concurso muito caro para quem vem de fora. A prova veio bem elaborada e agora estou à espera do gabarito", disse a especialista em Recursos Humanos, Priscila Alves, natural de Recife.

Outra concorrente da região do Nordeste foi a advogada Letícia Dia, 26 anos. A jovem, vinda de João Pessoa, é concurseira desde 2017 e sonha em conquistar um cargo público.

"Venho prestando concurso desde 2017, mas há um ano eu estou estudando todos os dias. Quando saiu o concurso do TCE, eu foquei nele. Eu vim especificamente para fazer a prova".

MUDANÇA DE VIDA

A maranhense Meiriane Pinheiro, 61 anos, é economista e mora em Manaus há bastante tempo. Ela se inscreveu no concurso junto com a filha que é advogada. Meiriane conta que achou a prova bem elaborada e tem esperanças em garantir uma das 40 vagas para provimento imediato.

"A prova de português foi diferente de todos os concursos que já prestei. Já a prova de legislação foi bem pesada", avaliou. "Eu estudei com base nas provas anteriores e com o resultado, estou otimista. Eu sinto que me preparei e com a ajuda da minha filha, eu estou confiante".

Nessa primeira etapa, fizeram as provas os concorrentes ao cargo de Auditor Técnico de Controle Externo na área de Auditoria Governamental. Já os concorrentes ao Ministério Público de Contas farão as provas das 15h às 19h desta quarta-feira.

O primeiro dia teve 80 questões objetivas, sendo 30 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos, com cinco alternativas em cada questão.

Já a segunda etapa, correspondente às provas discursivas, será realizada em 25 de agosto, das 8h às 11h para o cargo de Auditor Técnico de Controle Externo na área de Auditoria Governamental e das 14h às 17h para a área de Ministério Público de Contas.

INSCRITOS

Dos mais de 15 mil inscritos, 10.984 irão disputar as 18 vagas para o cargo de Auditoria Governamental. No caso das duas vagas para o Ministério Público de Contas, foram 2.155 inscritos.

O cargo de Auditoria de Obras Públicas, que possui cinco vagas, contabilizou 1.457 inscritos. Já para o cargo de Auditoria de Tecnologia da Informação, que possui 15 vagas, 1.054 foram inscritos. Ao todo, o concurso conta com 15.659 participantes.



News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.