Publicidade
Cotidiano
NUTRIÇÃO

Alimentação nada convencional é tema de festival

Palestrantes do 6º Festival Ecológico falam sobre vegetarianismo e alimentação viva 19/02/2017 às 05:00
Show pancs e kinupp
Valdely Kinupp, doutor em Botânica e referência no Pancs, é um dos palestrantes convidados para o festival
Lídia Ferreira Manaus (AM)

É possível ser vegetariano na Amazônia?”. O questionamento, feito pelo chef, escritor e engenheiro ambiental Daniel Francisco de Assis,  é um dos temas do 6º Festival Ecológico que reunirá mais de 20 palestrantes de todo o País, no próximo mês, em Manaus. Comida fora do convencional, como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs),  alimentação viva e outras formas de comida natural, também estarão na pauta de discussões. 

Durante cinco dias – de 29 de março a 2 de abril, pesquisadores, chefs de cozinha, nutricionistas, ecologistas, médicos e outros profissionais com trabalhos focados em vegetarianismo, sustentabilidade e ecologia ministrarão palestras e cursos de culinária. “Vamos mesclar momento acadêmico com muitas aulas de culinária. Não será nada do que já está na internet, será tudo novidade. Será muita coisa exclusiva, das últimas pesquisas desses profissionais”, diz Daniel.

 Pela primeira vez o evento será realizado no Norte do País, em uma cidade amazônica, escolhida justamente pela falta de divulgação do tema na região. “Pela distância, poucas informações chegam aí, tudo fica concentrado no Sudeste. Tem quer ser aí, muitas coisas estão acontecendo na Amazônia”, ressalta.


Pancs
Um dos principais temas do evento serão as Pancs e sua utilização na gastronomia. “É um grupo grande do Brasil que estão utilizando as Pancs no País  a fora, precisamos propagar mais esse conhecimento em Manaus”, diz Valdely Kinupp, doutor em Botânica e referência no tema. Residente em Manaus,  Valdely é autor do best seller  “Plantas Alimentícias Não Convencionais  no Brasil”, com explicações científicas sobre espécies comestíveis, como a vitória-régia, por exemplo., além de 1.450 receitas com Pancs.

O tema será expandido após o evento com a realização de expedições para divulgar informações entre ribeirinhos. Participantes que integram o Instituto Ecológico vão realizar palestras e cursos culinários em comunidades rurais.“Muitos se limitam a comer peixe e farinha, não percebem que tem plantas no quintal que podem ser comestíveis. Queremos levar essas informações”, ressalta Daniel.  

O evento será realizado no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no Campus localizado na Zona Leste. A programação acadêmica será concentrada nos dias 1 e 2 de abril, das 9h às 21h. Informações pelo whatsapp: (32) 9 8876-5581 e inscrições no site https://comidaecologica.com.br/bemvindo/festival-ecologico-oficial.  
 

Publicidade
Publicidade