Publicidade
Cotidiano
NETWORKING

Veja dicas para melhorar a rede de contatos e ter sucesso na carreira

Manter boa rede de contatos é fundamental para evoluir na carreira. Confira dicas para aumentar o seu alcance. 15/10/2017 às 14:23
Show networking
Eventos e reuniões do segmento, associar-se em entidades de classe ajuda a ampliar sua rede e a se tornar referência. Foto: Reprodução/Internet
Larissa Cavalcante Manaus

Quem está à procura de emprego sabe da importância de manter uma boa rede de contatos, como ferramenta fundamental para a busca de uma recolocação no mercado. No entanto, manter um bom networking não deve ser uma preocupação exclusiva para momentos de crise, pois a construção de uma boa rede de relacionamentos requer tempo e dedicação.

É por isso que o +DINHEIRO conversou com a fundadora e consultora empresarial da organização ‘Fora da Caixa - Gestão para Excelência’, Michelle Guimarães, para saber como ampliar o networking e ter sucesso na carreira.

Para Michelle, o networking é fundamental. Propicia a indicação para um emprego através de um contato profissional, fato que o torna muito mais confiável em relação a alguém escolhido no mercado aleatoriamente. Ela frisa que a indicação também aumenta a responsabilidade em atender a expectativa de quem o indicou e de quem recebeu a indicação.

Cultivar

“Como diz o ditado: diga-me com quem andas e eu te direi quem és. Assim é nossa rede de networking, temos que, primeiramente, selecionar o tipo de contato que vale a pena mantermos para nossa ascensão profissional, a partir disso, cultivá-los e fortalecê-los”, afirmou.

Para empresária, ser prestativo é o princípio número um do networking. “Quando as pessoas procuram por você pedindo ajuda, é sinal que lhe veem como alguém com conhecimento no assunto. Por mais que você não ganhe nada em troca ajudando mesmo assim faça”, disse. 

Diferente de puxa-saco
Na avaliação da especialista, a diferença do networking para a bajulação está em você se interessar e se envolver genuinamente com uma pessoa e seu negócio, independente do que ela pode proporcionar. “Valorizar o ser humano antes de enxergá-lo como um canal de oportunidades é o segredo para tornar esse laço legítimo”, destacou.

Estreitar laços
Michelle Guimarães recomenda procurar estar atento aos profissionais que se destacam no mercado ou quem tem algo a acrescentar à sua carreira e se apresente, convide para tomar um café e conversar, sobretudo, não tenha medo de se aproximar das pessoas. Ela ressaltou que muito dos contatos para trabalho que recebeu surgiram das redes sociais. “É uma vitrine. Então, use-as para se mostrar como autoridade em um determinado assunto, expor suas conquistas profissionais e suas competências”, finalizou.

Blog

Salomão Nunes - Especialista em carreira e negócios

“É importante nesse momento o profissional ampliar a sua rede de contatos.Procure saber onde está os seus amigos, faça um inventário das escolas que você estudou, a graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e livres para saber onde essas pessoas estão. Pense que de repente esse seu ex-colega ou amigo pode ser seu futuro chefe, então cultive e aumente essa rede de relacionamento. Volte a falar com aquelas pessoas que você não fala a muito tempo, curta publicações nas redes sociais seja Facebook, Instagram e LinkedIn. Então, trabalhe o networking e não tenha vergonha de dizer que você está buscando emprego ou se recolocar no mercado”, ressaltou o especialista.

Publicidade
Publicidade