Publicidade
Cotidiano
Gaste com moderação

Especialistas dão dicas para aproveitar 16 feriados prolongados de 2018

Ano terá 16 possibilidades de emendas com sábado e domingo, e sete deles cairão em terças e quintas-feiras. Programar com antecedência, usar milhas e comparar preços estão entre as dicas 31/12/2017 às 08:01
Show show casal de ferias
Cândida já foi em vários destinos do Brasil durante os feriados e busca sempre separar uma reserva financeira. (Foto: Divulgação)
Rebeca Mota Manaus (AM)

O calendário de 2018 está repleto de fins de semana prolongados. São 16 feriados com possibilidade de emendas com sábado e domingo, sendo que sete deles caem na terça ou quinta, possibilitando até quatro dias de descanso para a alegria do trabalhador. Para quem deseja aproveitar, especialistas em finanças pessoais fazem duas recomendações básicas: planejamento e controle dos gastos. Confira algumas dicas. 

Além dos 16 feriados, a Copa do Mundo de 2018 também possibilitará algumas folgas nos horários dos jogos do Brasil. 

Antecedência

O educador financeiro do canal Dinheiro À Vista, Reinaldo Domingos, explica que para aproveitar os feriados é necessário se programar com antecedência e saber exatamente o que vai fazer nos feriados. 

“Anote quais os feriados de 2018, converse com a família sobre o que vão curtir, onde vão aproveitar o feriado e como está hoje o orçamento financeiro, está faltando ou sobrando. E para analisar se está sobrando deve verificar os gastos do dia a dia e ver quanto tem de reserva. E se não tiver esse dinheiro deve reduzir os outros gastos”, explica.

Milhas

As milhas podem ser uma ótima alternativa para escapar dos preços altos das passagens aéreas e viajar sem gastar uma fortuna na alta temporada. Mesmo quem não vive viajando e nem está inscrito em programas desse tipo pode usufruir de bons descontos. Exemplos destes sites são: MaxMilhas, HotMilhas, Aeromilhas.

Compare os preços

Com o uso da internet é possível fazer comparativo de preços de passagens áreas e hotéis. Alguns sites dão informações de qual é o custo de viagem daquele destino como: ‘Quanto Custa Viajar’ e o ‘Intercâmbio e viagem’.

Para pesquisar o custo da passagem aérea tem o ‘Decolar.com’, ‘Kayak’ e ‘Melhores Destinos’. Já para comparar o preço de hotéis temos o Booking, Skyscanner, TripAdvisor e Trivago. Mas para quem quer pagar pouco por isso temos o Airbnb e o BeLocal Exchange sites que cadastram gratuitamente os usuários diminuindo mais de 50% o custo do hotel.

Já para quem não quer pagar nada tem o couchsurfing, um site que conecta viajantes com pessoas dispostas a oferecer hospedagem em suas casas e sem cobrar nada.

“Liste os locais que pretende visitar e os passeios a fazer e pesquise os melhores preços ,pacotes e condições de pagamento. Antes de tomar qualquer decisão, ajuste conforme suas finanças permitem no momento. Faça um diagnóstico de suas finanças e ponha no papel quais gastos pode ter antes, durante e depois da viagem. Isso ajuda a não ser pego de surpresa, comprometendo o orçamento dos meses seguintes”, orienta a educadora financeira Glauce Galúcio.

‘Separe uma reserva’

A administradora Cândida Alcântara conta que sempre busca aproveitar os feriados e já foi em vários destinos do Brasil como Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Campos do Jordão e Fortaleza. 

“Quando viajo eu não me planejo muito, se não eu acabo nem indo. Mas procuro deixar uma reserva para eu curtir no local e compro as passagens aéreas no cartão de crédito. Vou aproveitar os feriados prolongados agora no início do ano na Venezuela”, explica. 

Arranje uma companhia

Para quem vai viajar sozinho e quer uma companhia para o passeio, no site ‘Mesmo destino’ é possível encontrar pessoas que vão viajar para o mesmo local e dia que você. Além do site: Woman Trip, To Travel e os Mochileiros.

Feriados

1/01 Confraternização 

13/02 Carnaval 

14/02 Cinzas

30/03 Paixão

21/04 Tiradentes

01/05 Trabalhador

31/05 Corpus Christi 

5/09 Elevação do Amazonas

7/09 Independência 

12/10 Nsa. Sra. Aparecida 

24/10 Aniversário Manaus

2/11 Finados

15/11 Proclamação 

20/11 Consciência Negra

08/12 Nsa. Sra. da Conceição

25/12 Natal

Publicidade
Publicidade