Publicidade
Cotidiano
BELEZA

'Pílulas de beleza': a busca pela perfeição da estética corporal

Substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir a formação de radicais livres, prevenindo e tratando o envelhecimento precoce, os nutricosméticos estão com tudo 11/11/2018 às 08:23
Show vida0411 001f 0e01f7d2 484f 4e25 9fa8 3206953b9435
Os nutricosméticos podem ser utilizados por homens e mulheres e apresentam resultados de 60 a 90 dias (Foto: divulgação)
Hanne Assimen Manaus (AM)

Quem nunca pensou em tomar pílulas diárias e conseguir a estética ideal? Parece até conto de fadas, mas acontece que já existe a “pílula de beleza”. Já ouviu falar? Classificadas como nutricosméticos, a indústria da beleza tem investido de forma massiva na produção desse nicho do mercado.

“São substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir a formação de radicais livres no nosso organismo, prevenindo e tratando o envelhecimento precoce, melhorando aparência da pele, cabelo e unhas. Auxiliam na melhora da imunidade, na saúde óssea e na prevenção de doenças como o câncer”, explica a nutricionista Fernanda Piva .

De acordo com a especialista, as substâncias mais conhecidas que contêm nessas cápsulas são: vitamina A, C, D3, E; minerais como selênio, biotina, zinco, cobre; peptídeos de colágeno; e ácidos graxos essenciais.

Esses suplementos nutricionais prometem dar sustentação à pele, combater a celulite, entre outros tratamentos voltados para a estética corporal. Isto é, ao repor possíveis deficiências de vitaminas, o efeito da beleza pode ser visto de dentro para fora.

“São cápsulas compostas principalmente do Exynutriment que é uma molécula patenteada pela Exsymol, sediada em Mônaco. Possui Silicio Orgânico associado a Colágeno Hidrolizado. Produz efeito lifting, fortalece unhas e cabelos, aumenta síntese de colágeno e elastina. Deve ser prescrito por médico que vai avaliar benefícios e riscos”, explica o dermatologista Ilner Souza.

O Dermatologista Ilner Souza enfatiza ainda que os resultados obtidos somente com o Exsynutrent são pouco significativos. Os procedimentos com tecnologias como laser, ultrassom microfocado, radiofrequência e bioestimuladores aplicados por médicos especializados apresentam resultados muito superiores. A suplementação com Exsynutriment quando orientada por médico pode potencializar os resultados obtidos e ajuda no contexto geral do paciente.

Vale ressaltar que os nutricosméticos não substituem o acompanhamento médico e muito menos fazem milagres. “Os nutricosméticos são coadjuvantes ao tratamento, seja ele qual for. Todos irão funcionar se for aliado a uma alimentação balanceada, prática de atividade física e equilíbrio emocional”, alerta Fernanda.

Boa alimentação

Os nutricionistas chamam a atenção que sustentar uma dieta balanceada é o método mais recomendado para quem deseja manter o corpo fortalecido, evitar doenças e retardar o tão temido processo de envelhecimento. O segredo está nas vitaminas e minerais contidos nos alimentos, essenciais para combater os radicais livres que atacam as células sadias do organismo humano.

“Nada substitui o alimento. Os nutricosméticos são substâncias sintéticas que potencializam os benefícios da boa alimentação, eles não conseguem agir sozinhos. É como você usar um bronzeador com protetor para pegar sol: com ou sem ele, o sol vai queimar sua pele, mas usando o bronzeador com protetor, provavelmente sua cor vai ficar mais bonita”, exemplifica Fernanda Piva.

Exames de rotina

Outro ponto que os médicos alertam ao público é que façam exames periódicos para diagnosticar as possíveis deficiências nutricionais que podem comprometer a sua beleza. Dessa forma, se torna mais fácil identificar quais os nutricosméticos ideais para realçar a sua estética e se distanciar do risco de sobrecarregar o organismo com alguma substância incorreta.

“Por exemplo, se o paciente está com a Vitamina A elevada e ainda utilizar um nutricosmético com vitamina A, vai ter intoxicação podendo causar náuseas, dores de cabeça e problemas no fígado.”, esclarece a nutricionista.

Contraindicação

Mulheres gestantes e amamentando devem suspender o uso. Pessoas com doenças renais crônicas, diabéticos e hipertensão não podem fazer o uso da pílula da beleza, recomenda membros da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Caso você se encaixe nessas categorias ou tenha precedências na família é preciso procurar orientações médicas para que sejam indicadas outras formas de tratamentos mais seguras e eficazes para o seu organismo.

Orientação médica

Tanto homens quanto mulheres podem fazer uso dos nutricosméticos. No entanto, os dermatologistas recomendam que o melhor caminho é procurar o profissional para que seja avaliado qual a melhor dosagem e produto específico para cada tipo de organismo e necessidade que o paciente procura. Além disso, quem é sensível a determinados alimentos e/ ou vitaminas devem redobrar a atenção com esses produtos.

Portanto, é importante lembrar que praticar exercícios físicos, manter uma alimentação correta e não deixar de lado os tratamentos por meio dos medicamentos prescritos pelos especialistas, são hábitos essenciais para conquistar a saúde e beleza da pele da forma mais saudável e garantir benefícios para manter a saúde fortalecida e a beleza ideal.

Resultados

Os efeitos das pílulas geralmente aparecem de 60 a 90 dias de uso. Há quem sinta os resultados já na terceira semana. O ideal é fazer o tratamento com as cápsulas por pelo menos três meses, período que o corpo precisa para assimilar os nutrientes.

Curiosidade

As pílulas da beleza não são polivitamínicos e o termo nutricosméticos é apenas um nome comercial. A Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os considera como alimentos funcionais, e não cosméticos.

Benefícios:

- Previne o envelhecimento das células, desde o botox até o Alzheimer

- Associado a uma boa alimentação e exercícios é possível alcançar resultados positivos

- Com acompanhamento médico é possível encontrar a pílula para a beleza ideial

Riscos:

- O uso indiscriminado, sem a orientação de um profissional especializado;

- Possuir alergia a algum componente da fórmula;

- Tudo em excesso faz mal. Cuidado com o uso indiscriminado dessas pílulas.

Publicidade
Publicidade