Publicidade
Cotidiano
NEGÓCIOS

'WhatsApp Business' otimiza negócios e empresários do AM aprovam versão

Aplicativo automatiza envio de mensagens para clientes, bem como informa horário de funcionamento e oferece outras funções. Tendência promete atrair mais empresários 04/02/2018 às 12:22
Show wwww
(Foto: Reprodução/internet)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Os amazonenses já estão utilizando o WhatsApp Business para otimizar os negócios. A versão de negócios do aplicativo de mensagens para pequenas e médias empresas, foi liberado no Brasil. Ele já está disponível no Play Store para o smartphones Android, do Google. 

O aplicativo foi criado para facilitar a vida dos empreendedores: ele automatiza o envio de mensagens e a comunicações com os clientes. Uma loja, por exemplo, pode configurar no app mensagens automáticas para informar aos clientes sobre promoções, o horário de funcionamento do negócio; e, também, dar respostas automáticas para perguntas frequentes.

A especialista em marketing digital, vídeos e negócios digitais, Jeisy Rocha, conta que já testou o aplicativo e considera a versão uma forma de categorizar e otimizar os negócios. 

“O aplicativo tem a opção de enviar mensagens na sua ausência e de etiquetar os clientes, permitindo você priorizar aquele cliente que está começando a fechar o negócio e deixando mais para o final aquele que já fechou quase tudo”, explica.

Jeisy explica que o empreendedor ou autônomo precisam ter diferenciais para que o cliente tenha confiança em comprar o produto ou o serviço. 

“A foto do perfil tem que ser profissional e nada de foto de óculos. Se o negócio for de um produto, a foto do perfil tem que ser da logomarca ou de uma foto bem trabalhada evidenciado o produto oferecido. E se for de o serviço de algum profissional, a foto tem que ser do profissional”, explica. 

Empresários 

A fisioterapeuta e proprietária do Fisio Dermato-funcional, Karolyne Farias, usa o WhatsApp Business desde que ele foi lançado e conta que tanto ela como os seus clientes têm gostado bastante. 

“Eu acho muito interessante, pois eu consigo enviar mensagens automáticas para os clientes, marco todas as consultas pelo o próprio WhatsApp e agendo os serviços. Com uma semana que estou usando tem melhorado e facilitado o negócio”, revela Farias.

Outra empresa que também tem usado o WhatsApp Business é a Gusta Mais. O proprietário Gustavo Picanço conta que a empresa tem uma bonificação que é o ‘Fidelize’: o cliente compra acima de R$ 3 na loja e ganha uma pontuação. Com 36 pontos o cliente pode escolher qualquer paleta. 

“A partir do momento que o cliente pontua, ele recebe uma mensagem no seu e-mail sobre suas pontuações. E nas próximas semanas ele passará a receber no WhatsApp Business. Eu achei ótimo é uma forma de impulsionar e ter um retorno mais rápido”, explica. 

O proprietário do Glutão Fit, Felipe Dedonno, explica que em média atende 80 pessoas por mês entre cliente e curiosos através do WhatsApp padrão e assim que a versão Business estiver disponível para iOS vai usar o aplicativo. 

“As vendas são mais fáceis e mais fluidas pelo celular, os clientes podem ver a lista de sabores de marmitas e, caso queira, pode solicitar fotos também, é vantagem para os dois lados”, conta. 

‘Tendência de consumo’

A especialista explica que informações como o nome da marca e horário de atendimento têm que ser especificado no WhatsApp. Outra dica é investir em vídeos nos stories do status ou através de uma lista de transmissão.

“A tendência de consumo de conteúdo em 2018 são os vídeos. O uso do vídeo faz toda a diferença no impacto dos conteúdos. Entretanto os vídeos precisam ser curtos e diretos. Às vezes o cliente não compra porque ele não confia. Então faça uma série de status estratégicos e chame atenção das pessoas para comprar o produto, pode ser com depoimento das pessoas que já compraram”, destaca.

Publicidade
Publicidade