Publicidade
Cotidiano
Notícias

Donas de casa aprendem a transformar óleo de cozinha em sabão

Em curso que ensinou donas de casa a reutilizarem recursos, elas aprenderam a transformar óleo de cozinha em sabão 16/06/2013 às 17:17
Show 1
Passo a passo elas aprenderam como transformar o óleo em sabão com ajuda de amaciante
acritica.com Manaus (AM)

Um grupo de 20 mulheres, moradoras do bairro Jorge Teixeira III, Zona Leste da cidade, podem, a partir de agora, ter uma renda extra com a fabricação de sabão em barra, em suas próprias casas. No último sábado (15) elas foram alunas da Oficina de reutilização de Resíduos, Reciclagem e Artesanato, promovida pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), na Escola Municipal Themístocles Gadelha.

“De agora em diante eu vou economizar R$2,00 fazendo sabão em casa”, comemorou a dona de casa Helen Mendonça de Oliveira, 39. Além de evitarem o descarte irregular do óleo de cozinha nos igarapés e no esgoto, Hellen e as suas demais amigas donas de casa aprenderam uma atividade que pode complementar renda da família. “Hoje, a gente paga caro com a compra de sabão e uma economia em casa não faz mal. E, outra, aprendendo direitinho dá até para fazer para vender”, disse a dona de casa.



A oficina abordou uma das diversas técnicas de produção de sabão caseiro. A instrutora da oficina, Valdirene Ishiaba, explicou que com a quantidade de material utilizado é possível fazer 1 kg de sabão em barra. “Nessa técnica usamos soda cáustica e um pouco de amaciante, uma técnica simples que elas podem fazer em casa”, disse.

As alunas assistiram a aula atentamente. Para a manicure Kátia Cilene Peireira Campos,34, a oficina ofereceu uma nova possibilidade para as donas de casa. “Eu acho importante porque é um modo de nós ganharmos uma renda extra e também ensina a gente a não sujar o nosso igarapé. Eu sei que vou economizar agora que sei fazer sabão e quem sabe se eu não faço pra vender, né?”, declarou.


Para o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, a iniciativa das oficinas oferecidas para a população cumpre com uma das missões do Prourbis. “Com essa técnica, as donas de casa aprendem novas possibilidades de ganho e de economia dentro de casa, além de contribuirem para a preservação do meio ambiente. Um conhecimento que vai ajudar a vida dessa donas de casa e significam melhorias sócioambientais que fazem parte dos objetivos do Prourbis”, disse.

Publicidade
Publicidade