Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020
RETORNO

Doze animais silvestres são devolvidos à natureza por Batalhão Ambiental e Ibama

Os animais foram recapturados, este ano, durante ações do Batalhão em Manaus. Os bichos foram reintroduzidos em área de mata fechada no município de Presidente Figueiredo



show_1_50A2F396-4503-40A8-A2EA-FB2DB641832F.jpg Foto: Arquivo/Batalhão Ambiental
15/12/2019 às 11:54

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas e o IBAMA realizaram em conjunto, na última sexta-feira (13), a devolução à natureza de 12 animais silvestres que foram recapturados, este ano, durante ações do Batalhão em Manaus. Os bichos foram reintroduzidos em área de mata fechada no município de Presidente Figueiredo.

A ação é fruto de uma parceria entre o Batalhão Ambiental e o Ibama que visa ampliar o resgate de animais, bem como o seu retorno em boas condições ao meio ambiente. Entre os bichos devolvidos estão 10 macacos-prego, um macaco-parauacu e um gavião-carijó.



Dos 12 animais, oito foram resgatados e quatro devolvidos de forma voluntária por pessoas que os mantinham em ambiente doméstico.

“A gente está fazendo a devolução deles ao habitat natural, de onde foram retirados. São animais que ficaram submetidos a situações de estresse, sob a guarda de pessoas que não tinham condição nenhuma de criá-los, haja em vista, ainda, são animais silvestres”, afirmou capitão do Batalhão Ambiental da PM, Daivison Soeiro.

Após resgatados em ações policiais, ou recebidos em devolução voluntária por criadores, os animais são direcionados para o Centro Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do IBAMA. Lá eles são avaliados por veterinários, passam por cuidados médicos e depois, se estiverem em condições adequadas, são libertos na natureza.

O médico veterinário do Centro Triagem, Jefferson Torquato, a reintrodução é uma maneira de ajudar as espécies a aumentarem suas populações na selva. “A gente está agregando nesse ambiente silvestre um bando (de macacos), porque os que haviam aqui foram diminuídos, segundo um estudo”, afirmou.

A maior parte dos animais que chegam ao IBAMA para tratamento especializado são trazidos pelo Batalhão da PM. “A gente tem essa parceria muito bacana com o Batalhão de Polícia Ambiental, porque 90% dos casos que chegam lá, no Cetas, é do Batalhão de Polícia Ambiental, que traz animais de resgates, animais de apreensão e animais de entrega voluntária. Essa parceria com o IBAMA só tem a crescer, porque a gente sabe que tem que cuidar da na nossa fauna e flora”, disse Torquato.

Para fazer denúncias ou, ainda, devolver um animal silvestre, o cidadão pode entrar em contato com o Batalhão Ambiental através do Linha Direta (92) 98842-2147. Com o IBAMA, o contato da “Linha Verde” é o 0800 61 8080.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.