Publicidade
Cotidiano
50 vezes mais potente que o LSD

Droga que pode causar atos canibais é apreendida no Brasil e pode chegar ao AM

A primeira apreensão da Metilona ou Cloud Nine ocorreu no Ceará, no dia 2 de julho. Autoridades policiais do Amazonas temem que droga chegue ao Estado 11/07/2016 às 10:06 - Atualizado em 13/07/2016 às 10:05
Show metilona 2
A Metilona ou “Cloud Nine” tem aparência de sais de banho ou cristais / Foto: Divulgação
Fábio Oliveira Manaus (AM)

A Metilona ou “Cloud Nine”, substância derivada de metanfetaminas e com muita semelhança ao Ecstasy (MDMA), que possui efeitos devastadores no corpo humano, chegou ao Brasil. A primeira apreensão ocorreu no Ceará, no dia 2 de julho.

O entorpecente pode causar atitudes iguais aos dos canibais, afirmam as autoridades responsáveis pela prisão de suspeitos que estavam com a droga no Ceará.

Segundo a polícia, a Metilona não é produzida em solo brasileiro e seus efeitos são poucos conhecidos no Brasil. No entanto, os efeitos são mais perigosos e se assemelham aos do Esctasy. “Pode chegar a causar nos seus usuários o efeito do canibalismo, segundo relatos que nós levantamos fora do Brasil, nos Estados Unidos”.

A Metilona, quando ingerida, causa  insegurança, medo, ansiedade, euforia, depressão e até pânico. Depois de seu consumo, pode causar depressão, paranoia, violência incontrolável e até esquizofrenia, com um efeito 50 vezes mais forte que o já conhecido LSD.

Em 2012, na cidade de Miami, Estados Unidos, um homem de 31 anos comeu os olhos, nariz, boca e bochecha de seu amigo, também usuário de drogas. Desde esse dia, a Metilona ficou conhecida como droga que induz  ao canibalismo. 

As autoridades responsáveis do Amazonas, não escondem a preocupação com a possível entrada das drogas no estado. “Isso me deixa muito preocupado, isso me assusta, caso a droga realmente chegue ao Brasil, a nossa juventude está perdida”, revelou policial que estuda o caso.

Segundo a PC, talvez o efeito de canibalismo não seja por conta da droga, mas ele garante que a “Cloud Nine” é um tipo metanfetamina 50 vezes mais forte do que o Esctasy.

“É uma droga que o efeito é muito maior e mais perigoso. Ela provavelmente é produzida fora do Brasil e esse tipo de metanfetamina é feito em laboratório e, segundo os estudiosos, é uma mistura de cocaína com LSD”, explicou a autoridade policial.

 A Metilona já foi apreendida em São Paulo, em 2012. Naquela época, os suspeitos foram liberados porque a substância não era proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e só dois anos depois foi censurada pelo órgão.

Já é epidemia nos EUA

Uma possível explicação para a Metilona ou “Cloud Nine” ser considerada droga que induz aos atos de canibalismo é o fato da mesma causar fortes sensações de pânico e agressividade em seus usuários.

Um dos efeitos causados é a paranoia que pode criar impulsos homicidas. A Metilona é oriunda da China e é a droga que mais tem sido enviada aos Estados Unidos. No Brasil já foi encontrada no Ceará e São Paulo.

Publicidade
Publicidade