Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
EFEITO CORONA

Economia do AM já sofre redução por conta do coronavirus, diz chefe da Sefaz

Segundo Alex Del Giglio, a arrecadação do Estado é afetada indiretamente, já que países exportadores de matéria-prima para a ZFM, como a China, estão com a atividade industrial reduzida



20200305075133__MG_5549_304F7FC3-D496-48D1-B522-A1559003FB8B.JPG Foto: Ney Xavier
05/03/2020 às 14:28

O secretário de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), Alex Del Giglio, afirmou que a atividade econômica do Amazonas já sofreu uma redução por conta do coronavirus, o que vai afetar na arrecadação do Estado. A declaração foi dada durante a palestra sobre “A atual Conjuntura Econômica do Amazonas, frente a instabilidade econômica mundial em razão do coronavírus”.

A palestra foi realizada pela Escola de Administração Tributária (Esata), nesta quinta-feira (5), no Edifício Hamilton Pereira da Silva, bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus.



De acordo com o secretário, as perspectivas para o Produto Interno Bruto (PIB) são de redução de meio ponto percentual em 2020. E acrescentou que apesar da receita bruta estadual ter saltado de R$ 19,9 bilhões em 2018 para R$ 22 bilhões em 2019, ainda estuda os impactos na economia local que pode sofrer decréscimo.

“A gente ainda não consegue vislumbrar o efeito de médio a longo prazo. Mas no curto prazo,  a gente já tem um efeito importante de redução da atividade econômica e isso vai impactar, obviamente, na arrecadação. A gente espera que, com a criação de uma vacina, em um curto espaço de tempo, esse efeito acabe sendo pontual e a gente consiga recuperar, no segundo semestre, dos prejuízos que foram causados no primeiro”, disse o secretário.

De acordo com o diretor da Esata, auditor fiscal Ricardo Castro, a economia do Amazonas é constituída em 90% pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) e, por conta disso, a epidemia tem afetado a atividade industrial nos países exportadores de matéria-prima para a Zona Franca de Manaus (ZFM), como a China.

“Essa questão do coronavírus acaba tendo reflexos na economia do nosso Estado. Temos também um cenário econômico e político, em que estamos atravessando discussões sobre a reforma tributária que pode ter implicações no nosso polo econômico no âmbito dos incentivos fiscais que podem ser afetados”, afirmou o diretor da instituição.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Amazonas (Sindifisco-AM), Elizer Batista, disse a reportagem que a epidemia traz preocupação, não apenas para a região, mas para outras partes do mundo. Ele disse, ainda, que no Amazonas a situação ainda não é alarmante, com relação à epidemia, por conta das condições climáticas.

“Dependemos de insumos da China e essa questão é a nossa maior preocupação. Com relação às nossas importações, não tem muito impacto. O que a gente escuta no Brasil, é que o próprio clima do Brasil não traz muito pânico. A nossa situação não é como a da Itália onde existem focos”, disse o presidente do Sindifisco.

Coronavirus

O Amazonas notificou na segunda-feira (2) três casos suspeitos de Covid-19 (novo coronavírus) ao Ministério da Saúde. Um dos casos trata-se de uma pessoa que esteve nos Emirados Árabes. Os outros dois chegaram de viagem da França. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar, em Manaus.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), realizou exames nos pacientes, que deram negativos para todos os vírus circulantes no Estado. As amostras então foram encaminhadas ainda na segunda-feira para o laboratório Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), que fará o teste para o Covid-19.

Ao redor do Brasil, conforme o Ministério da Saúde, das quatro pessoas ainda sob suspeita de ter o vírus,  cujo epicentro ocorreu na cidade chinesa de Wuhan, há uma criança de 2 anos, um adulto de 56 anos e duas pessoas na faixa dos 20 anos. Duas pessoas são do sexo masculino e duas são mulheres. Todos têm histórico de viagem à China, mas não a Wuhan.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.