Publicidade
Cotidiano
Notícias

Eleição para Conselho Tutelar acontece neste domingo

Qualquer cidadão pode votar, basta comparecer à zona eleitoral portanto documento oficial com foto e o título de eleitor. A eleição inicia às 8h e vai até 17h 03/10/2015 às 09:19
Show 1
A votação para conselho tutelar seguirá o mesmo padrão das eleições normais, à exceção que a cédula é de papel
ACRÍTICA.COM Manaus (AM)

A eleição para escolher os 45 conselheiros tutelares que devem atuar nos próximos quatro anos acontece amanhã em Manaus e em todo o Brasil, simultaneamente. Para votar, basta comparecer à zona eleitoral portanto documento oficial com foto e o título de eleitor. A eleição inicia às 8h e vai até 17h.


O voto segue todos os trâmites de uma eleição convencional e tem o acompanhamento do Ministério Público do Estado (MPE-AM). A votação será realizada em cédulas de papel. A expectativa é que mais de 180 mil pessoas compareceram aos colégios eleitorais. A apuração acontecerá após as 17h, mas o resultado oficial deve ser divulgado na segunda-feira.


A eleição é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitora da Criança e do Adolescente (CMDCA).


Conforme a prefeitura de Manaus, o município conta com nove Conselhos Tutelares (zonas Centro-Oeste, Centro-Sul, Leste I, Leste II, Norte, Oeste, Sul I, Sul II e Rural, este último englobando as comunidades localizadas no rio Amazonas, rio Negro, BR-174 e AM-010), e 166 candidatos irão disputar os cargos. Serão eleitos 45 conselheiros titulares e 45 suplentes.


A prefeitura informou que, durante a eleição, serão empregadas 2.351 pessoas, entre coordenadores, presidentes e mesários, 146 escolas municipais e estaduais e 557 urnas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Funcionários públicos municipais, advogados, servidores do Ministério Público do Estado (MPE), conselheiros tutelares, Polícia Militar e Guarda Municipal também estarão acompanhando as eleições, durante todo o dia, para garantir que o processo transcorra normalmente.


Antes de terem seus nomes oficializados, os candidatos participaram de duas etapas. A primeira delas foi a análise de currículos que, entre as exigências, pedia, no mínimo, dois anos de experiência comprovada com crianças; residir no município há dois anos e não possuir antecedentes criminais. Depois, realizaram uma prova que incluía, além de assuntos específicos do estatuto, questões de língua portuguesa.


Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão e  violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária é de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos.

Posse

A posse dos conselheiros tutelares eleitos acontece no dia 10 de janeiro de 2016. O mandato é de quatro anos, permitida uma reeleição consecutiva. 

Locais de votação 

Para saber mais sobre as zonas eleitorais e pontos de votação, acesso o link: www.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2013/09/LocaisVotacaoConselheiroTutelar.pdf.




Publicidade
Publicidade