Sábado, 24 de Agosto de 2019
Notícias

Eleições: TRE-AM realiza transporte e instalação de urnas em Manaus, nesta sexta (3)

Depois do interior, que recebeu as últimas urnas eletrônicas no sábado (27), a capital amazonense recebe agora os aparelhos que irão garantir a votação em 439 locais espalhados pela cidade



1.jpg Ao todo, 74 ônibus foram mobilizados para realizar o transporte das urnas, segundo o TRE
03/10/2014 às 18:07

A dois dias das eleições, Manaus prepara as seções que irão receber as urnas eletrônicas do pleito deste domingo (5). Desde às 7h da manhã desta sexta-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) organiza o transporte e a distribuição dos equipamentos para os 439 locais de votação da capital.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do órgão, Messias Andrade, a operação começou ainda na noite de quinta-feira (2). “Os ônibus solicitados pelo TRE para levar as urnas foram preparados e começaram a acomodar os equipamentos ainda nesta quinta, para garantir agilidade às ações”, explicou.

A primeira leva de urnas foi transportada por 39 ônibus no início da manhã, mas outros 35 já estavam sendo equipados para levar o restante, enquanto os primeiros saíam. A estimativa do órgão é que até às 13h de hoje o trabalho já tenha sido concluído, com previsão de até 15h para fazer a possível substituição de urnas com defeito.


Manaus abriga 416 locais de votação em sua área urbana, sendo outros 23 na zona rural, totalizando 439. Escolas, centros comunitários e órgãos públicos irão receber os aparelhos, que registram os votos e os enviam às centrais de apuração em todo o país. Ainda segundo Messias, Manaus e o interior do Estado dispõem de cerca de 1,2 mil urnas de contingência, que servem para substituir os equipamentos defeituosos.

O interior do Amazonas já recebeu todas as urnas que serão utilizadas na votação deste domingo no último sábado (3), incluindo os sete municípios que empregarão o recurso de identificação biométrica do eleitor, que começa a ser testado nas eleições deste ano. Manaus, no entanto, não terá urnas com esse recurso. O secretário de TI explicou que o interior do Amazonas dispõe de 1.041 pontos de votação.


Urna é instalada na Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, no bairro do São Lázaro (Nívea Salgado/TV A CRÍTICA)

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.