Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
PRAZO

Eleitor que deixou de votar nas eleições 2018 tem 60 dias para justificar ausência nas urnas

No 2º turno, mais de 500 mil cidadãos deixaram de votar em todo o Amazonas. Veja como fazer a justificativa



titulo-eleitor_0C34A803-097A-4B40-9826-1B2CFD1ED719.JPG Foto: Reprodução/Internet
30/10/2018 às 07:30

Mais de 500 mil eleitores do Amazonas deixaram de votar no segundo turno das eleições para governador e presidente, realizada no último domingo (28), conforme informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Quem não conseguiu justificar o voto em alguma das 60 zonas eleitorais do Estado tem o prazo de 60 dias para justificá-lo.

O eleitor que deixou de votar no primeiro turno, pode justificar o voto até o dia 6 de dezembro. Para quem deixou de votar no segundo turno, o prazo acaba no dia 27 de dezembro. De acordo com o TRE-AM, o eleitor pode fazer a justificativa pelo site do tribunal ou no cartório eleitoral, situado na sede do TRE-AM, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul da capital.

Quem deixar de votar em três eleições consecutivas - sendo que cada turno corresponde a uma eleição - e não justificar sua ausência e quitar a multa devida, terá o registro do título eleitoral cancelado. O cancelamento do título impede a emissão de passaporte, carteira de identidade, o recebimento salários de função ou emprego público e  a obtenção de alguns tipos de empréstimos.

Além disso, o eleitor não poderá ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.