Publicidade
Cotidiano
Opção de atendimento

Eletroacupuntura tem sessão gratuita às quartas, em clínica de Manaus

A eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, mas que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos. 16/04/2016 às 10:39
Show acup1
O acupunturista Luís Antônio Alfredo, da Bio Cursos, durante tratamento a paciente / Divulgação
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Você necessita de atendimento gratuito para doenças como depressão, insônia, enxaqueca, problemas respiratórios, impotência, alterações menstruais ou hormonais, imunológicos, traumas em geral, ou problemas reumáticos que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais? Então uma opção é participar da terapia gratuita de eletroacupuntura que acontece sempre às quartas-feiras, de 18h às 22h, na sede da Bio Cursos (rua Içá, 10, Vieiralves, Zona Centro-Sul, fones 4020-9278, 3228-2681 ou 99166-6549).

O atendimento ao paciente é feito por ordem de chegada, onde médicos-alunos de fisioterapia, enfermagem e pós-graduados em acupuntura fazem uma análise médica do paciente, que responde a um questionário antes do procedimento em sí.

A eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, mas que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos.

“A principal diferença é que a essa técnica faz uso de agulhas ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos aos pontos de acupuntura", diz o acupunturista Luís Antônio Alfredo, da Bio Cursos, que ministra treinamento para fisioterapeutas em Manaus.

O tratamento é indicado para casos de pessoas com dores muito fortes ou lesões mais graves, sem diferença de faixa etária. Quanto menor for o número de agulhas, maior é a analgesia, isto é, a perda da sensibilidade à dor. A eletroacupuntura não é indicada para gestantes, cardíacos e portadores de marcapasso. “A técnica pode ser utilizada no tratamento em crianças, porém, é fundamental ter uma atenção especial e uma concentração maior” diz o especialista, ressaltando que “é fundamental destacar que, para não dar problema, o tratamento tem que ser feito por profissionais habilitados e qualificados”. 

Alternativa

Em busca de uma nova forma para aliviar a dor crônica na cervical há mais de 20 anos, o aposentado Jorge Rinbold, 77, encontrou na eletroacupuntura uma alternativa para fugir do uso de medicamento. “Eu faço exercício físico, tenho uma boa alimentação, mas mesmo seguindo as orientações médicas, quando eu entro em crise na cervical, é desesperador o desconforto que eu sinto, conheci a técnica como uma opção para ajudar nesse problema. Com pouco mais de 15 minutos de sessão eu até recupero o movimento do pescoço”, empolga-se Jorge. 

No caso do seu Jorge, o acupunturista explica que a eletroacupuntura não irá curá-lo, mas será fundamental para ampliar o espaço de tempo entre uma crise e outra, além de proporcionar uma maior qualidade de vida. "A técnica serve para três condutas terapêuticas que são tonificação, harmonização e no caso do seu Jorge a sedação, que é indicada para casos específicos de dores extremas", diz Alfredo e acrescenta que a técnica tira a dor e de forma alguma causa dor apesar dos elementos como agulhas e eletricidade.   

A Bio Cursos é uma escola de pós-graduação voltada a para a área da saúde, com seu público maior sendo formado entre graduados de fisiopetrapia e procedimentos na área de estética, ergonomia e dermato-funcional.

Os profissionais que queiram conhecer a técnica, a unidade está com as inscrições abertas para especialização em acupuntura. 

Publicidade
Publicidade