Publicidade
Cotidiano
Notícias

Eletroeletrônicos: sonhos de consumo geek

Amantes da tecnologia e do mundo digital, eles têm hábitos muito particulares na hora de comprar. E, na maioria dos casos, não é o preço que define o que vai ser adquirido 22/06/2013 às 19:42
Show 1
Glauber Farias explica que os geeks dão sempre um jeito de adquirir o lançamento da vez
Olívia de Almeida Manaus, AM

Autodidatas e apaixonados por tecnologia, os geeks estão sempre antenados quando o assunto é mundo digital. Muitos deles chegam a ficar ansiosos enquanto aguardam a chegada de um lançamento, seja ele um novo aplicativo ou um computador mais moderno.

Dentre as categorias de produtos mais desejados pelos geeks, sem dúvida, estão os smartphones, tablets e computadores de última geração. No entanto, o gerente de web, Glauber Farias, observa que, quanto mais recente for o lançamento, maior será o investimento do consumidor.

“Quem gosta de ter os lançamentos acaba vendendo o seu produto atual para comprar o aparelho mais novo ou então acaba fazendo uma compra parcelada”, diz.

Paixão antiga

Entusiasta da tecnologia, o analista de sistemas Henrique Marques lembra que o interesse pela área surgiu aos nove anos de idade, quando ele já gostava de ver telas do MS-DOS e linhas de comando no computador. “Até cheguei a ser professor de informática. Desde então minha paixão foi só aumentando e fui agregando conhecimento”, comenta.

A estratégia de Henrique na hora de adquirir gadgets é pesquisar muito antes de comprar, seja em sites ou lojas físicas. “Comprar nas lojas online tem a mesma garantia da aquisição feita em uma loja física”.

Segundo Marcela Pinheiro, que escreve sobre o “mundo da maçã” no blog Tchelavih.com, comprar pela internet é a solução preferida dos geeks. “Além de ter uma variedade imensa de produtos, comprar pela internet ainda sai até mais barato do que comprar por aqui”, explica.

Fã do legado de Steve Jobs, Marcela afirma que foi sua paixão pela tecnologia que a motivou a lançar o blog, em fevereiro de 2011. “Desde pequena tenho interesse pelo assunto e o blog nasceu da vontade de compartilhar com outras pessoas o que eu ia aprendendo sozinha pela internet”, comenta.

Segunda casa

Na avaliação de nerds e geeks, Manaus ainda tem poucas lojas voltadas para esse público. Mas no segmento de games e informática, eles afirmam que os locais mais procurados são as lojas Mirai Panasonic, Hitech Import e iPlace.

Quanto aos produtos preferidos, a lista atual inclui itens como o iPad Mini, o Samsung Galaxy Note II, Ipad 3, Apple TV, Macbook Air 13", iPhone 4S, Ipod Shuffle, Fone Bluetooth, entre outros “brinquedinhos”.

De olho nas próximas aquisições  

Playstation 4, iMac e relógio inteligente estão entre os itens mais desejados

Apesar das facilidades que a internet proporciona, o gerente de web Glauber Farias afirma que ainda é preciso ter muito cuidado na hora de recorrer ao e-commerce. Embora as promoções sejam atraentes, o barato pode sair caro. “Temos que ver a reputação da loja, buscar as melhores condições de compra e, principalmente, as de envio”, diz.

A nova aquisição dele será o próximo lançamento da Sony, o Playstation 4, previsto para o final do ano e que na última semana teve a pré-venda esgotada no site americano Amazon.com. “Acredito que é o produto que mais está sendo desejado pela nova geração de jogadores de videogames”, opina o geek.

Atualmente ele possui os consoles PS3, XBOX 360, Wii e PS Vita. Já na lista de dispositivos móveis de Glauber estão o primeiro iPad e o iPhone 4S.  

O especialista ressalta que a nova tendência tecnológica é o Google Glass, que é o óculos de realidade aumentada do Google. Com um lente acoplada, o dispositivo facilita o acesso à informações on-line, além de fotografar e fazer vídeos.

Para a blogueira Marcela Pinheiro, a nova tendência são os aparelhos smart (inteligentes), tanto a TV como o relógio de pulso. “Os televisores ainda não pegaram muito, mas essa pode ser uma área a ser explorada pelas empresas. Quanto aos relógios, já existem vários projetos muito interessantes em andamento. Eu mesma já estou louca por um”, fala.

No escritório da blogueira estão aparelhos como MacBook Pro 13", iPad 2 de 32 gigabytes (GB), iPhone 5 de 32 GB, AirPort Express, AppleTV e uma Câmera Canon T4i. “Hoje em dia meu sonho de consumo é um iMac”, comenta Marcela.

Publicidade
Publicidade