Publicidade
Cotidiano
Notícias

Em 2015, o número de certificados digitais na região cresceu 18%, informa a Certisign

O número de emissão de Certificados Digitais na região Norte no primeiro quadrimestre de 2015 aumentou em mais de 18%, em comparação ao mesmo período de 2014 30/05/2015 às 14:15
Show 1
Julio Consentino, vice-presidente da Certisign
Jornal A Crítica ---

Em um mundo cada vez mais virtual, onde muitas transações e negócios são fechados à distância é importante poder atestar o que se assina.

Considerado o RG do mundo digital, o Certificado, além de garantir transações seguras e autênticas no meio eletrônico, ainda possibilita a assinatura de documentos com total validade jurídica e sem a necessidade de impressão de papel.

Este ano o número de emissão de Certificados Digitais na região Norte no primeiro quadrimestre de 2015 aumentou em mais de 18%, em comparação ao mesmo período do ano passado, informou a Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina.

Abaixo, o vice-presidente da Certisign, Julio Cosentino, explica o conceito:

O que é o certificado digital?

O Certificado Digital é a identidade no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços na esfera digital, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos. A cada uso é gerada uma assinatura digital com valor legal semelhante à assinatura manuscrita, o que permite ao titular também assinar qualquer tipo de documento validade jurídica.

Ele tem algum custo?

Sim, o Certificado Digital tem custo e validade, por isso o preço sempre vai variar de acordo com o produto contratado e seu tempo de uso. Há também diversos tipos, para pessoa físicas e jurídicas.

Que tipo de empresa pode obtê-lo?

Todas as empresas podem ter um Certificado Digital, seja para representá-la na esfera eletrônica, como o eCNPJ, ou para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), neste caso o Certificado Emissor de Notas Fiscais.

Qual é a sua importância?

O Certificado Digital identifica inquestionavelmente pessoas e empresas na esfera eletrônica, o que possibilita a realização de diversos serviços com muito mais comodidade, sem sair de casa/escritório, direto na web, como se comunicar com a Receita Federal do Brasil. No dia a dia das pessoas e empresas, a Certificação Digital significa a migração do mundo físico para o eletrônico, conveniência e segurança. Uma pessoa física, por exemplo, com o seu CPF Digital pode assinar documentos com validade jurídica, sem sair de casa e de onde ela preferir. Basta estar com o Certificado e acesso à internet. Além disso, o Certificado facilita o envio e o acompanhamento da declaração do IR, pode ser utilizado como forma de autenticação em sites, entre outras aplicações. Sem contar que a Certificação Digital é uma tecnologia sustentável. Por permitir a realização de diversos serviços no meio eletrônico, ajuda na redução do uso do papel e da emissão de gás carbônico, pois elimina a necessidade da presença física, dispensando assim deslocamentos. Para se ter uma ideia, apenas com o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que exige o uso do Certificado Digital para a emissão do documento a fim de garantir segurança e transparência na troca de informações, 46,4 bilhões de folhas de papel deixaram de ser impressas, o que significa a economia de mais de 100,2 bilhões de litros de água.

De que forma ele é visto como negócio de futuro?

Sem dúvida, a Certificação Digital é a tecnologia do presente e do futuro. Prova disso, está na ampliação do uso da Certificação Digital a cada dia. Os advogados já a utilizam para peticionar eletronicamente, os médicos para tramitar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), os contadores para representar seus clientes e as pessoas físicas e milhares de empresas para assinar documentos eletrônicos e reduzir assim custos com suprimentos, deslocamentos e espaço para armazenamento de documentos.

O que ele permite?

A Certificação Digital permite a automatização de processos, o que significa aumento da eficiência e redução de custos. Qual é a empresa que não quer gastar menos e continuar sendo eficiente, ainda mais em tempos de crises? Quem é que não quer ter apenas uma senha, a do Certificado, para se identificar em diversos sites? Quem é que não quer ter mobilidade para autorizar processos e assinar documentos? A Certificação Digital possibilita tudo isso e muito mais.

Publicidade
Publicidade