Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Votação

Em busca de quórum: ALE-AM vota fim das sessões híbridas na próxima semana

O formato foi adotado na Casa desde 2020, quando foi decretada a pandemia da Covid-19



show_show_ALEAM_Div_6B4389D5-85B8-4758-8298-CBB5180933F3.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
01/12/2021 às 12:20

Na próxima semana, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) deve votar o fim das sessões híbridas. O formato foi adotado na Casa desde 2020, quando foi decretada a pandemia da Covid-19 e, durante a sessão desta quarta-feira (1º), o presidente Roberto Cidade (PV) afirmou que a manutenção ou o fim dessa modalidade será debatido por todos os parlamentares na sala da presidência na próxima terça-feira (7).

O retorno às sessão totalmente presenciais foi levantada pelo deputado Sinésio Campos (PT). Ele denunciou que alguns parlamentares têm conectado a sessão de forma virtual, mas não ligam a câmera e não participam dos debates e, dessa forma, a ALE-AM tem enfrentado dificuldades para compor o quórum mínimo de 13 deputados para a votação das matérias.

“Problemas de internet acontecem. Ontem, inclusive teve uma situação que vossa excelência [deputado Roberto Cidade] percebeu, com a falta de quórum que cada vez mais é um problema. [A sessão]Não é todo dia. É somente terça, quarta e quinta. Os deputados têm obrigação de estar aqui no plenário”, declarou Sinésio recordando do desentendimento que teve na sessão do dia anterior com o deputado Wilker Barreto (Podemos).

Na terça-feira (30/11) os deputados tentaram realizar a votação da Ordem do Dia, no entanto, a má qualidade da internet não permitiu que a boa conexão dos parlamentares que se ausentaram ao passar das horas. Somente no canal do Youtube da Assembleia foram xx tentativas de transmitir a sessão ao vivo.

O deputado Adjunto Afonso (PDT) lembrou que os órgãos do poder judiciário como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) já retornaram aos trabalhos presencialmente. Ele disse ainda que a manutenção das sessões híbridas são  uma injustiça com os colegas que diariamente estão no plenário.

 “Tá pegando mal para casa. Vamos ter um mês de dezembro intenso de votações e, provavelmente vamos ter problemas por falta de quórum, porque as pessoas vão lá botam uma plaquinha dizem que estão e não estão. Quem estiver a serviço da assembléia justificado e autorizado okay, mas se a pessoa for pro interior fazer politicagem e de lá vai entrar para participar, isso não existe. Entram lá colocam uma plaquinha com a foto e diz que está participando”, rebateu o parlamentar.

Em defesa do formato híbrido, o deputado Felipe Souza (Patriota) afirmou que o retorno presencial não irá resolver a falta de quórum e alegou que muitos deputados estão no interior, portanto, estão nas dependências do estado. O deputado Delegado Péricles (PSL) cobrou medidas enérgicas aos faltosos das sessões.

“É equivoco achar que o fim das sessões híbridas vai recuperar o quórum. As sessões híbridas permitem uma participação mais ampla dos deputados , porque alguns deles muitas vezes estão em outros municípios, mas estão dentro do estado, diferente de um vereador que tem que estar em Manaus. Se um deputado estadual está em Tabatinga, ele está no Amazonas”, não podemos retroagir”, disse Felipe.

“Eu sugiro que se dê falta e desconte do colega que não comparece . Começar a mexer no bolso ai vão começar a vim às terças, quartas e quinta”, problemas não são as sessões hírbirdas, mas a ausência dos colegas”,acrescentou Péricles.

A falta de quórum tem sido um problema recorrente na legislatura atual da ALE-AM. Desde o mandado de Roberto Cidade foram inúmeras vezes que as sessões foram interrompidas devido a ausência dos parlamentares. A tendência, no entanto, é piorar com a proximidade das eleições. Até o fim da quinzena, os deputados devem votar a Lei Orçamentária Anual (LOA).



News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.